domingo, 26 de janeiro de 2014

MUTIRÃO PARA BIOMETRIA NO TRE, MAS A POPULAÇÃO NEM, NEM!





TRE ESTÁ PREOCUPADO.


Mutirão segue até as 16h deste sábado - Foto: Cassio Zirpoli/DP/D.A Press


Eleitores recifenses aproveitam o sábado para fazer o recadastramento biométrico, sem a necessidade de agendamento prévio. Nas duas primeiras horas do mutirão promovido pelo Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE), 493 atendimentos foram executados. O atendimento começou às 8h e seguirá até as 18h, por ordem de chegada. A capital pernambucana conta com 11 postos atualmente. A partir de segunda, um novo será instalado. A expectativa de número de cadastros no total é de 993650 mil.

O mutirão disponibilizou 56 máquinas no posto de atendimento da Avenida Rui Barbosa, 320, nas Graças. Entre as 8h e as 16h o órgão espera receber até 1,8 mil pessoas. Cada atendimento demora, no máximo, 15 minutos.

Ao contrário do previsto, não há distribuição de senhas no local. O atendimento será de acordo com o horário de chegada. Um primeiro lote de fichas foi entregue a eleitores residentes de comunidades do Buriti, Fundão e Santo Amaro, como forma de incentivar a presença deles e de seus familiares e vizinhos. É necessário levar título de eleitor, documento de identidade e comprovante de residência.

O TRE tem demonstrado preocupação com o número de pessoas que ainda não fez o recadastramento, algo que corresponde a mais de 400 mil eleitores. O prazo se encerra em março e aqueles que não se regularizarem junto à Justiça Eleitoral estarão impossibilitados de votar no pleito de outubro. Desde o ano passado, o Tribunal disponibilizou um sistema para o agendamento on-line e 11 postos somente no Recife, com capacidade para atender até 8 mil pessoas ao dia. Apesar de a procura ter se mostrado grande, as faltas têm sido frequentes. Em média, 30% daqueles que marcam, não comparecem.

Além do atendimento na unidade da Avenida Rui Barbosa, também haverá recadastramento, hoje, no Expresso Cidadão do Shopping Riomar, na Central de Atendimento ao Eleitor do Forte das Cinco Pontas e na Central do Fundão, na Rua Cel. Urbano Ribeiro de Sena, 76. Nesses casos, porém, é necessário agendamento prévio. O mesmo esquema de trabalho durante os sábados passou a ser adotado em Igarassu, Timbaúba, Goiana e Araripina. Também nesses locais, o atendimento precisa ser solicitado previamente.
DIÁRIO DE PERNAMBUCO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário