quarta-feira, 25 de dezembro de 2013

TRISTEZA NO NATAL EM VILA VELHA, ESPIRITO SANTO.



A chuva diminuiu na Grande Vitória, mas bairros de Vila Velha, Espírito Santo, continuaram alagados, nesta quarta-feira (25). Jardim Guaranhuns, Darly Santos, Pontal das Garças, Jockey e Parques das Gaivotas ficaram com ruas intransitáveis. Em alguns pontos, o nível da água ultrapassou um metro de altura. Os moradores cobram providências da prefeitura do município.


A servidora pública Maria Cândida Brumati é uma das que se preocupa com a situação. “Moro no primeiro andar de um prédio. Se tiver algum problema, peço ajuda aos vizinhos de cima. Nossa grande preocupação é com a escola João Calmon, que está abrigando 300 pessoas que perderam tudo”, disse. O acesso à escola citada pela moradora do bairro Parque das Gaivotas só foi possível com veículos altos. A prefeitura informou que não há riscos da água invadir o abrigo.

O subsecretário de obras de Vila Velha, Gustavo Perim, explicou que os alagamentos acontecem porque o Dique de Guaranhuns é o único escoamento da região. “Toda essa área era arenosa, onde havia infiltração de água. Agora, tudo que tem que escoar no mar está correndo para o dique. Como o Rio Jucu está muito cheio, a gente tem uma grande área alagada”, comentou.

Para que o nível das águas nos bairros diminua, o subsecretário destacou que a prefeitura está reforçando o sistema de bombeamento para retirar as águas da bacia de Guaranhuns. A captação da água vai chegar a três milhões de litros por hora. Mas, segundo Perim, as águas dos bairros só devem realmente descer quando o nível do Rio Jucu baixar
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário