sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

NA CHINA NO JAPÃO, NOS ESTADOS UNIDOS OU NO BRASIL, TODOS SÓ VISAM SEUS PRÓPRIOS BOLSOS!















PEQUIM - Na China comunista pós-Mao Tsé-tung, uns são mais iguais que outros. Levantamento divulgado pela agência Bloomberg mostra que um grupo de 103 pessoas formado por descendentes dos chamados Oito Imortais — os líderes que comandaram a abertura do país ao capitalismo — constitui uma elite cujos privilégios e costumes remetem às aristocracias monárquicas, num misto de poder e dinheiro que gerou um estilo de vida inimaginável para o cidadão médio chinês. Quase sempre colocando o Estado a seu serviço, esta restrita rede continua a se valer de suas conexões para acumular ainda mais influência e bens. Desta estrutura nasceram os chamados “principezinhos”, descendentes dos Imortais que ocupam postos-chave dentro e fora da burocracia de Pequim. É diante deste panorama que as tensões populares resultantes da grande desigualdade em território chinês ganharam em força e frequência nos últimos anos, no maior desafio para o futuro presidente, Xi Jinping.

Ganhos com a abertura

Durante as quase quatro décadas de poder dos Imortais, mais de 600 milhões de chineses deixaram de ser pobres; 100 milhões trocaram suas bicicletas por carros; a população passou a comer seis vezes mais carne que em 1976; e a China se tornou a segunda maior economia do mundo. Mas os benefícios reservados à maioria param aí. Coube aos filhos dos Imortais controlar, nos anos 1980, os então recém-criados conglomerados estatais; na década seguinte, o mesmo grupo abocanhou o mercado imobiliário e domou a fome do país por carvão e aço. Hoje, os netos dos Imortais trabalham em fundos de participação no contexto da integração da China à economia global.JORNAL: O GLOBO/RJ




  EDITORIAL

OS CARAS ESNOBAM, ENRIQUECEM, MAS O POVO SOBE DE PADRÃO. NO BRASIL, NÓS PAGAMOS IMPOSTOS ALTÍSSIMOS, E TEMOS UMA PÉSSIMA, SAUDE, EDUCAÇÃO, SANEAMENTO,  SEGURANÇA NEM SE FALA. O POVO CADA VEZ FIC MAIS POBRE E FRACO. MAS NO FRIGIR DOS OVOS, TODOS CALÇAM 40.


Nenhum comentário:

Postar um comentário