segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

COMBATE A SECA, POR ENQUANTO EM CARPINA SÓ TEM OS BURACOS.

Pernambuco recebe reforço no combate à seca


As perdas com a seca dos últimos anos que fizeram, somente em 2013, mais de 65 municípios pernambucanos decretarem situação de emergência, fazem parte da realidade do homem do campo que vive no cenário tórrido de um período longo de estiagem. Por isso, dentro do plano de universalização do acesso à água do Governo Federal, a Fundação Nacional de Saúde (Funasa), órgão executivo do Ministério da Saúde, tem a meta de instalar até junho de 2014, 3 mil cisternas de polietileno, beneficiando mais de 15 mil agricultores de 14 cidades do interior do estado.

Entre as cidades atendidas estão: Chã Grande, Gravatá, Passira, Frei Miguelinho, Taquaritinga do Norte, Vertente do Lério, Calçado, Jupi, Capoeiras, Cabrobó, Salgueiro, Mirandiba, Carnaubeira da Penha e Brejão.

Os reservatórios captam a água da chuva e permitem o armazenamento de 16 mil litros, garantindo condições para uma família de quatro a cinco pessoas se manter por até nove meses de estiagem, cenário típico do semiárido nordestino.

Em tempo - Do Agreste ao Sertão do Estado, a estimativa é de que cerca de 40 mil famílias estão sendo beneficiadas com a instalação das cisternas de polietileno. É que além da Funasa, os reservatórios também estão sendo entregues pelo Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS) e Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf).
BLOG DO MAGNO MARTINS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário