domingo, 12 de janeiro de 2014

PERNAMBUCO CUIDA MUITO MAL DO SEU PATRIMÔNIO.


Monumento do Parque das Esculturas de Brennand é danificado por vândalos
Publicado em 12.01.2014, às 14h02






A escultura Damião, dos santos Cosme e Damião, teve a parte de cima depredada
Fotos: Roberta Soares / Jornal do Commercio

Quem passar pelo Parque das Esculturas, no Bairro do Recife, por estes dias, terá uma surpresa. Mas não será das boas. A escultura dos santos Cosme e Damião, uma das 90 criações do artista Francisco Brennand instaladas no local, foi danificada por vândalos. De acordo com informações de frequentadores e seguranças da área, um grupo de cinco rapazes quebrou um dos monumentos no início da manhã desse sábado (11). 

Por ser um patrimônio de domínio municipal, a segurança oficial é feita pela Guarda Municipal do Recife em conjunto com a Polícia Militar de Pernambuco (PMPE). "Já mandamos a nossa brigada, juntamente com uma patrulha do patrimônio ir ao local. (Eles) vão fazer o resgate do que foi danificado e vão colocar no relatório", informou o inspetor da Guarda Municipal Cláudio Luiz, chefe da permanência. 



Ainda segundo o inspetor, nenhum suspeito foi detido pela guarda até o momento. A data e horário da depredação também ainda não foram esclarecidas pela patrulha. "Ainda não temos a informação se foi ontem ou hoje. Só no final do expediente", disse o chefe da permanência à reportagem do NE10.

Já a Polícia Militar, por meio de sua assessoria de imprensa, informou que o Ciods (Centro Integrado de Operações da Defesa Social) não registrou nenhuma ocorrência, assim como o serviço de videomonitoramento. A localidade faz parte da área de cobertura do 16º Batalhão de Polícia Militar (BPM). 


O caso será apurado pela Guarda Municipal em uma ação conjunta da Prefeitura do Recife e demais órgãos competentes. Atualmente, a segurança do local é feita por equipes que trabalham em esquema de plantão 24 horas, realizando rondas pela área.

PATRIMÔNIO - O Parque das Esculturas foi inaugurado em 29 de dezembro de 2000. Idealizado por Francisco Brennand, integrava o projeto 'Eu vi o mundo... Ele começava no Recife', uma criação feita para as comemorações dos 500 anos de descobrimento do Brasil. 

Atualmente, possuiu 90 esculturas, entre sereias, pássaros e o ovo primordial. O destaque, sem dúvida, é a Flor de Cristal, um monumento com 32 metros de altura. Toda confeccionada em argila e bronze, a flor elíptica foi inspirada em uma flor descoberta pelo paisagista Roberto Burle Marx. 

Em dezembro passado, o secretário de Turismo e Lazer do Recife, Felipe Carreras, anunciou que o parque ganhará uma nova obra de Brennand. A escultura será uma serpente marinha, com cerca de 20 metros de comprimento, e deve ser entregue até março. Além da nova peça, o parque deve ganhar um plano de restauro em todas as obras, que sofrem com o desgaste do tempo e da maresia.

Do NE10Com informações da repórter Roberta Soares / JC

Nenhum comentário:

Postar um comentário