segunda-feira, 29 de julho de 2013

STEPHEN HAWKING, O MAIOR CIENTISTA VIVO DA ATUALIDADE.





Em novo documentário sobre a sua vida, com lançamento previsto para setembro deste ano, o cientista britânico Stephen Hawking diz já ter ficado tão doente que, em 1985, médicos sugeriram que os aparelhos que o mantinham vivo fossem desligados. Segundo reportagem publicada neste domingo no jornal The Sunday Times, nessa época o cientista estava escrevendo o best-seller Uma Breve História do Tempo, que já vendeu mais de 10 milhões de cópias em todo o mundo. No filme, Hawking revela que quase não conseguiu terminar a obra.

Stephen Hawking é considerado o cientista vivo mais famoso do mundo. Há cinco décadas, com 21 anos de idade, ele foi diagnosticado com esclerose lateral amiotrófica, uma doença degenerativa que paralisou todos os movimentos de seu corpo ao longo dos anos. Na ocasião, os médicos deram a Hawking somente dois anos de vida.

Em 1985, o cientista ainda vivia na Suíça quando contraiu uma forte pneumonia que o obrigou a passar semanas em uma UTI. A sugestão dos médicos sobre desligar os aparelhos foi feita à primeira esposa de Hawking, Jane, mas ela se negou e pediu que o físico fosse transferido para Cambridge, na Inglaterra. Hoje com 71 anos, Hawking considera que as semanas naquela UTI foram “os momentos mais obscuros” de sua vida.



Embora o cientista tenha melhorado e conseguido finalizar sua obra prima, a consequência do tratamento foi a perda da capacidade de falar. Desde então, ele se comunica através de um sofisticado aparelho sintetizador de sua voz.


Nenhum comentário:

Postar um comentário