terça-feira, 23 de julho de 2013

QUEM SE CALA DIANTE DE UMA INJUSTIÇA É CÚMPLICE DE QUEM A PRATICA.




Primeiro dia de aula, o professor de 'Introdução ao Direito' entrou na sala e a primeira coisa que fez foi perguntar o nome a um aluno que estava sentado na primeira fila:

- Qual é o seu nome?
- Chamo-me Nelson, Senhor.
- Saia de minha aula e não volte nunca mais! - gritou o desagradável professor.
Nelson estava desconcertado. Quando voltou a si, levantou-se rapidamente, recolheu suas coisas e saiu da sala.


Todos estavam assustados e indignados, porém ninguém falou nada.

- Agora sim! - vamos começar .

- Para que servem as leis? Perguntou o professor - Seguiam assustados ainda os alunos, porém pouco a pouco começaram a responder à sua pergunta:

- Para que haja uma ordem em nossa sociedade.
- Não! - respondia o professor.
- Para cumpri-las.
- Não!
- Para que as pessoas erradas paguem por seus atos.
- Não!
- Será que ninguém sabe responder a esta pergunta?!
- Para que haja justiça - falou timidamente uma garota. 
- Até que enfim! É isso, para que haja justiça. 

E agora, para que serve a justiça?
Todos começaram a ficar incomodados pela atitude tão grosseira. 
Porém, seguíamos respondendo:
- Para salvaguardar os direitos humanos... 
- Bem, que mais? - perguntava o professor .
- Para diferençar o certo do errado, para premiar a quem faz o bem...
- Ok, não está mal porém respondam a esta pergunta:
"Agi corretamente ao expulsar Nelson da sala de aula?"
Todos ficaram calados, ninguém respondia.
- Quero uma resposta decidida e unânime!
- Não! - responderam todos a uma só voz.
- Poderia dizer-se que cometi uma injustiça?
- Sim!
- E por que ninguém fez nada a respeito? Para que queremos leis e regras se não dispomos da vontade necessária para praticá-las? Cada um de vocês tem a obrigação de reclamar quando presenciar uma injustiça. Todos. Não voltem a ficar calados, nunca mais!
Vá buscar o Nelson - Disse. Afinal, ele é o professor, eu sou aluno de outro período.

Portanto, Quando não defendemos nossos direitos, perdemos a dignidade e a dignidade não se negocia.

EDITORIAL
MEUS AMIGOS DA POLICIA MILITAR, MUITA COISA ERRADA ESTÁ ACONTECENDO E MUITOS DE NÓS CALADOS, TEM RESPOSTA QUE PRECISA SER DADA NA HORA, MAS OUTRAS DAMOS NA HORA CERTA, PENSEM NISSO, A HORA DE DARMOS A RESPOSTA ESTÁ CHEGANDO E NA HORA CERTA VAMOS DÁ-LA. MAS DIANTE DE CERTAS INJUSTIÇAS E COMÉDIAS, PROCUREM A CORREGEDORIA, O BLOG GALHO DE MATO, A PROMOTORIA E DENUNCIEM, MAS CALADOS NUNCA FIQUEM SENÃO VOCÊ PERDE A SUA DIGNIDADE.

3 comentários:

  1. Muito boa a matéria sobre justiça. Pois bem os policiais do 22ºBPM foram surpreendidos com uma situação de injustiça, bandidos explodiram os caixas eletrônicos do Banco do Brasil da cidade de Orobó e os policiais que estavam de serviço fazendo rondas estão prestes a serem punidos. É revoltante ver companheiros passarem por esta situação, estão sendo responsabilizados por não estarem em PBAC próximo a agência onde mais de 08 elementos chegaram com armas de grosso calibre atirando, ou seja, cadê a superioridade numérica? 02 policiais são capazes de impedir uma ação dessa natureza. Basta de abuso dos superiores, o banco tem seguro e se algum policial tivesse sido atingido por um tiro de fuzil alguém ia se responsabilizar pela determinação de ficar próximo a agência? Vamos esperar pra ver como vai terminar esta estória.

    ResponderExcluir
  2. meu amigo, isso acontece todos os dias na PMPE, onde se prega essa hierarquia doentia, nossos superiores tratam seus policiais como se fossemos bandidos e fazem uso desse poder que antes era usado contra civis e hoje só pode ser usado contra nós da casa, a arrogância, o abuso de poder, o despreparo e a falta de técnica e competencia para encontrarem o caminho para realizar um serviço melhor, que a sociedade agradeça, dessa forma querem tirar água de pedra com os policiais que têm a disposição, sacrificando até mesmo a vida desses policiais, seja em frente a bancos na madrugada, ou em bairros perigosos onde vemos viaturas a dois homens imaginando a hora de receberem saraivadas de bala, pedindo a Deus que os ajude pois é a única salvação.

    ResponderExcluir
  3. Se isso fo verdade, pelo menos deve ser investigado onde estava essa viatura e porque saiu do PBAC. Essa é uma determinação da SDS, esses companheiros tem que explicar o motivo de não está no local indicado, todos nós sabemos o quanto é importante ser cumplida as normas. A corregedoria tem investigar essa guarnição. Sou Cb PM

    ResponderExcluir