terça-feira, 23 de julho de 2013

MORRE AOS 72 ANOS DOMINGUINHOS, UMA LENDA VIVA DO FORRÓ. "A VERDADE DÓI".



O músico Dominguinhos morreu nesta terça-feira (23), aos 72 anos, no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. Ele lutava havia seis anos contra um câncer de pulmão. De acordo com o hospital, o músico morreu às 18h em decorrência de complicações infecciosas e cardíacas.

Ao longo do tratamento, ele desenvolveu insuficiência ventricular, arritmia cardíaca e diabetes. Dominguinhos foi transferido para a capital paulista em 13 de janeiro. Antes, esteve internado por um mês em um hospital no Recife.

Considerado o sanfoneiro mais importante do país e herdeiro artístico de Luiz Gonzaga (1912-1989), José Domingos de Morais nasceu em Garanhuns, no agreste de Pernambuco. Conheceu Luiz Gonzaga com oito anos de idade. Aos 13 anos, morando no Rio, ganhou a primeira sanfona do Rei do Baião, que três anos mais tarde o consagrou como herdeiro artístico.





HISTORIA DE VIDA

JOSÉ DOMINGOS DE MORAES, NASCEU NO INTERIOR DE PERNAMBUCO, NA CIDADE DE GARANHUNS, EM 12 DE FEVEREIRO DE 1941 E MORREU NO DIA 23 DE JULHO DE 2013 EM SP AOS 72 ANOS, ORIUNDO DE FAMÍLIA HUMILDE, SEU PAI, MESTRE CHICÃO, ERA UM CONHECIDO SANFONEIRO E AFINADOR DE SANFONAS. DOMINGUINHOS INTERESSOU-SE POR MÚSICA DESDE CEDO, COMEÇANDO A APRENDER SANFONA COM SEIS ANOS DE IDADE, QUANDO GANHOU UM PEQUENO ACORDEÃO DE OITO BAIXOS E CHEGOU A SE APRESENTAR EM FEIRAS LIVRES E PORTAS DE HOTÉIS EM TROCA DE ALGUM DINHEIRO JUNTO COM SEUS DOIS IRMÃOS, COM QUEM FORMAVA O TRIO OS TRÊS PINGUINS. PRATICAVA O INSTRUMENTO POR HORAS A FIO, E LOGO TORNOU-SE PROFICIENTE NAS SANFONAS DE 48, 80 E 120 BAIXOS, E ACABOU POR TORNAR-SE MÚSICO PROFISSIONAL AINDA GAROTO. 

EM 1950, AOS NOVE ANOS DE IDADE, CONHECEU LUIZ GONZAGA QUANDO TOCAVA NA PORTA DO HOTEL EM QUE ESTE ESTAVA HOSPEDADO. LUIZ GONZAGA SE IMPRESSIONOU COM A DESENVOLTURA DO MENINO E O CONVIDOU A IR AO RIO DE JANEIRO. DOMINGUINHOS O FEZ EM 1954, ENTÃO COM TREZE ANOS DE IDADE, ACOMPANHADO DO PAI E DOS DOIS IRMÃOS, INDO MORAR EM NILÓPOLIS. AO ENCONTRAR-SE COM LUIZ GONZAGA NO RIO, ESTE DEU-LHE DE PRESENTE UMA SANFONA E O INTEGROU À SUA EQUIPE DE MÚSICOS, E DOMINGUINHOS PASSOU A FAZER SHOWS PELO BRASIL E PARTICIPAR DE GRAVAÇÕES. 

SUA REPUTAÇÃO COMO MÚSICO E ARRANJADOR CRESCEU E ELE APROXIMOU-SE DE MÚSICOS DO MOVIMENTO BOSSA NOVA. FEZ TRABALHOS JUNTO A INÚMEROS MÚSICOS DE RENOME, COMO GILBERTO GIL, MARIA BETHÂNIA, ELBA RAMALHO E TOQUINHO, E EVENTUALMENTE ACABOU POR CONSOLIDAR UMA CARREIRA MUSICAL PRÓPRIA, ENGLOBANDO GÊNEROS MUSICAIS DIVERSOS COMO BOSSA NOVA, JAZZ E POP

Nenhum comentário:

Postar um comentário