quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

GERALDO JÚLIO, QUASE TUDO PRONTO PARA COMEÇAR.


Geraldo Julio está com a equipe praticamente montada

Publicação: 12/12/2012 15:44 Atualização: 12/12/2012 18:17
Equipe do prefeito eleito do Recife, Geraldo Julio (PSB), está praticamente montada. Foto: Roberto Pereira/PSB
Equipe do prefeito eleito do Recife, Geraldo Julio (PSB), está praticamente montada. Foto: Roberto Pereira/PSB
Atualizada às 17h20

A equipe do prefeito eleito do Recife, Geraldo Julio (PSB), está praticamente montada. Pelo menos, os nomes do primeiro escalão foram quase todos escolhidos. Tudo indica que o socialista apresentará o seu secretariado nesta quinta ou nesta sexta-feira. Faltam apenas as indicações do PTB, do senador Armando Monteiro Neto, e a decisão em relação ao PT. Os petistas estiveram reunidos na manhã desta quarta-feira e devem conversar com o futuro gestor nas próximas horas. Entre os petebistas, o ex-deputado federal Bruno Rodrigues é cotado para integrar a gestão. 

Geraldo Julio fará uma minirreforma administrativa, fundindo secretarias e criará duas pastas novas: a de Segurança Pública e a da Mulher, prometidas durante a campanha. A primeira fará parte da cota do PMDB e deverá ser ocupada por Murilo Cavalcanti, ex -secretário de segurança de Petrolina e coordenador do movimento “Brasil sem armas”. Os peemedebistas receberão mais uma pasta, a de Finanças, que deverá ser comandada por Roberto Pandolfi. Ele é um dos homens de confiança do senador Jarbas Vasconcelos e seu histórico mostra uma colaboração à gestão do peemedebista desde 1986, primeira gestão do senador na prefeitura. Dessa forma, Geraldo Julio contemplaria Jarbas Vasconcelos e o deputado federal Raul Henry.

Outro ex-secretário de Jarbas deve voltar ao governo municipal é João Braga (PV). Ele assumirá a nova pasta que englobará controle e mobilidade urbana. O ex-vereador Fred Oliveira comandará a Secretaria de Articulação Política. Durante a campanha, Fred Oliveira trabalhou diretamente com os candidatos a vereador e, nesta transição, continua fazendo a ponte entre a Câmara e o futuro governo. Ligado ao vereador Augusto Carreras (PV), o produtor cultural Felipe Carreras, irmão do vereador, é cotado para a Secretaria de Turismo.

Na cota do próprio prefeito e do PSB devem ficar os socialistas que já fazem parte da equipe de transição. O secretário estadual de Articulação Regional e Social, Sileno Guedes, comandará a Secretaria da Casa Civil – pasta também a ser criada. Na Saúde, Geraldo Julio deverá convidar um médico ligado ao Ministério da Saúde. Especula-se que o ex-presidente da Cehab Nilton Mota ficará no comando da Secretaria da Educação, porque ele tem a experiência de ter substituído o ex-secretário Danilo Cabral na secretaria estadual em 2010. Para a pasta, também é cota a secretária executiva estadual de Educação, Ana Coelho.

Para a Secretaria de Planejamento, o socialista deverá nomear o ex-secretário estadual Alexandre Rebelo. O ex-presidente da Condepe/Fidem Antonio Alexandre pode assumir a pasta de Desenvolvimento Econômico. A Secretaria de Comunicação será comandada pelo jornalista Carlos Percol. 

Cota petista 
A participação do PT na gestão municipal ainda motivo de discussão da Frente Popular. A expectativa é de que realmente os petistas façam parte do governo Geraldo Julio, apesar de deixar insatisfação em alguns aliados do PSB, porque os dois partidos estavam em palanques diferentes. O nome escolhido deverá contemplar o prefeito João da Costa, que apoiou a candidatura do Geraldo. Há a possibilidade de ele convidar o vereador reeleito Jairo Britto, cunhado de João da Costa, abrindo espaço na Câmara para Eduardo Granja, o primeiro suplente da coligação petista. Mas há informações de que o convite seja direcionado a outro vereador.

2 comentários:

  1. Se for igual ao governo do estado, saúde, educação e segurança estamos lascados, eita e vai, Geraldo não fez tudo.

    ResponderExcluir
  2. É INACREDITAVEL. ISSO NÃO PODERIA ACONTECER, É MUITO SERIO. TEM QUER SER APURADO, E VER PORQUE ISSO ESTÁ ACONTECENDO, QUAL O MOTIVO OU DESMOTIVO.

    ResponderExcluir