domingo, 18 de novembro de 2012

. SOLDADO ATROPELA E MATA MOTOQUEIRO. A JUSTIÇA NÃO É FEITA COMO AGENTE QUER, MAS COM EQUIDADE, SERENIDADE E SUSPENSÃO DE JULGAMENTO.

      



          A UNS DIAS ATRÁS UM JOVEM, TRABALHADOR, DISPOSTO, CUMPRIDOR DE SUAS OBRIGAÇÕES, BOM COMPANHEIRO E HONESTO, POR UMA INSANIDADE DO EGO OU SEI LÁ O QUE SE PASSOU EM SUA  MENTE NAQUELES  MENOS DE 5 SEGUNDOS QUE ELE  TOMOU A DECISÃO DE AVANÇAR O SINAL VERMELHO LOCALIZADO NO CRUZAMENTO DA AVENIDA COM A AV. DOM HELDER CÂMARA, NO BAIRRO DO IPSEP, RECIFE-PE, OU TALVEZ NEM PERCEBEU QUE O SINAL ESTIVESSE FECHADO, POR UM DESCUIDO, EUFORIA, DISTRAÇÃO OU AZAR DELE E DO OUTRO CIDADÃO, A VERDADE É QUE POR ALGUM MOTIVO, SUA MENTE TOMOU A DECISÃO ERRADA E ACONTECEU UMA TRAGÉDIA! UM TRABALHADOR MORTO E O OUTRO NUMA SITUAÇÃO QUE IRÁ AFETAR A SUA VIDA PARA SEMPRE. MAS O QUE ME LEVOU A ESCREVER ESSA MATÉRIA FOI A RAPIDEZ COM QUE ELE FOI JULGADO, CONDENADO E PRESO, SÓ POR UM SIMPLES FATO: ELE É UM POLICIAL MILITAR, E PARA OS HIPÓCRITAS O POLICIAL MILITAR NÃO PODE ERRAR, DEVE SER IRREPREENSÍVEL. ORA! EU NÃO ESTOU DEFENDENDO SEU ERRO, DE MANEIRA ALGUMA, O ERRO FOI IRREPARÁVEL, MAS VEJAMOS: VÁRIOS ACIDENTES OCORRERAM PELO PAÍS AFORA, UNS COM VÁRIAS VÍTIMAS, OUTROS EM SITUAÇÕES MUITO MAIS AGRAVANTE E OS ACUSADOS TIVERAM O DIREITO DE RESPONDER EM LIBERDADE. O SOLDADO DO 19º BPM, FOI DE IMEDIATO RECOLHIDO NO PRESIDIO MILITAR, SE ELE VAI SER CONDENADO, PRESO, SOLTO, ISSO NÃO VEM AO CASO, A JUSTIÇA COM CERTEZA SERÁ FEITA, ELE PAGARÁ PELO SEU ATO, MAS ACHO QUE TEM GENTE FALANDO DEMAIS. " PRENDEMOS E COMO ELE TEM MENOS DE 10 ANOS SERÁ ABERTO O PROCESSO DE LICENCIAMENTO, PARA EXCLUÍ-LO DA POLICIA MILITAR", ISSO É DITO COMO SE A VIDA DO POLICIAL NÃO FOSSE NADA. SERÁ QUE REALMENTE HOUVE O DOLO? ELE QUIZ MATAR AQUELE CIDADÃO INOCENTE? OU FOI UM ATO TRANSLOUCADO, MAS SEM INTENSÃO? O QUE PRECISAMOS É CRIAR O DEBATE, NÃO SÓ A RESPEITO DESSE ACIDENTE MAS A RESPEITO DA LEI. SE A LEI É BRANDA, MUDE-SE A LEI! EU NÃO DAREI SATISFAÇÃO A NINGUÉM DE MANEIRA PRECIPITADA PARA AGRADAR FULANO E BELTRANO OU ENTÃO SAIR BEM NA FITA. CHEGA DE DEFENDER NÓS MESMOS, PRECISAMOS CRIAR O DEBATE, INCENTIVAR O PENSAMENTO E ATRAVÉS DE ESTUDOS DE CASOS EVITAR OUTROS ACIDENTES E CRIAR UMA CONSCIÊNCIA COLETIVA, MAS ISSO SÓ OCORRERÁ QUANDO  OCORRER PRIMEIRO, A SUSPENSÃO DO JULGAMENTO. LEIAM SOBRE ISSO SEUS JUÍZES SEM TOGA!

EU ASSISTI MAIS UMA VEZ O FILME RATAUILLE, E NO FINAL O GRANDE CRÍTICO, TEMIDO: ANTON EGO, FAZ O SEGUINTE DISCURSO: 

                                  De certa forma, o trabalho de um critico é fácil: nos ariscamos pouco e temos prazer em avaliar com superioridade os que nos submetem seu trabalho e reputação. Ganhamos fama em criticas negativas que são divertidas de escrever e ler, mas a dura realidade que nós, críticos, devemos encarar, é que, no quadro geral, a mais simples porcaria talvez seja mais significativa do que a nossa crítica. Mas há vezes em que um crítico arrisca de fato alguma coisa, como quando descobre e defende uma novidade. O mundo costuma ser hostil aos novos talentos, as novas criações. O novo precisa ser incentivado. Ontem à noite experimentei algo novo. Um prato extraordinário – de uma fonte inesperadamente singular. Dizer que tanto o prato, quanto quem o fez desafiam minha percepção sobre gastronomia, é extremamente superficial. Eles conseguiram abalar minha estrutura. No passado, eu não fazia segredo quanto ao meu desdém pelo famoso lema do chef Gusteau’s -  “qualquer um pode cozinhar”. Mas eu percebo que só agora eu compreendo realmente o que ele queria dizer. Nem todos podem se tornar grandes artistas , mas um grande artista pode vir de qualquer lugar.É difícil imaginar a origem mais humilde do que desse gênio que agora cozinha no restaurante Gusteau’s , que é, na opinião desse critico, nada menos do que o melhor chefe da França.Eu voltarei ao Gusteau’s em breve com muita fome!"

PRENDER E CRITICAR É FÁCIL, DIFÍCIL É CONSTRUIR O DEBATE E ACEITAR A CRÍTICA.

2 comentários:

  1. Caro Gai de Mato. Eu vi um artigo de uma reporter do Diário de Pernambuco metendo o pau no nosso quadro de pessoal como se todo PM estivesse na rua desqualificando nosso serviço, ela certamente não conhece nenhum policial e se conhece só conhece quem não presta. Certamente não tem nenhum contato com nossa realidade, e ignora o fato de sermos policiais de Pernambuco e portanto somos do nosso meio, saimos desse povo, somos do povo! Quando ela escreve "... mas a qualificação dos quadros e a difícil tarefa de incutir na classe policial a importância da farda que ela usa são os verdadeiros desafios."(sic) eu vejo o tamanho da falta de contato conosco a ponto de não ver o quanto trabalhamos todos os dias e se ela tivesse esse contato saberia que a culpa de toda essa violêcia e tragédias não é culpa da PM, dos PMs ruins, dos PMs bons, é da nossa sociedade! Em momento algum estamos defendendo o colega, mas ele não pode pagar por todas as pessoas que já mataram no transito e vão continuar matando. Mas eu vou lembrar a ela toda as vezes que isso voltar a contecer, pra que lea fale do Médico que matou no transito, do advogado que matou, do dentista que matou, do boyzinho que matou, etc... Aí quero vêr se ela vai dedicar o espaço do artigo dela para descobrir o culpado de nossas desgraças!!!!!

    ResponderExcluir
  2. minha opinião pode ser que vc nem a considere, mais o que pesou neste caso foi a mentira, se ele estivesse livrado o flagrante e falado a verdade logo que se apresentasse, mais ele mentiu muito, até falou que tinha entrado nocarro para manobrar e colocar nao acostamento, e o carro permaneceu no mesmo lugar, pelo amor de Deus,paciência tem limites.Tenho um conhecido que se envolveu em uma bronca tamanha por que sua esposa atropelou acidentalmente 2 pesoas e quando a rodoviaria federal chegou ela apresentou a habilitação do marido, ela não era habilitada andava com a habilitação do marido só pq ele é Capitão da policia militar de Rodonia, isso não existe. Punição é o que esperamos.

    ResponderExcluir