terça-feira, 23 de outubro de 2012

BARACK OBAMA E MITT ROMNEY - ÚLTIMO DEBATE ANTES DA ELEIÇÃO DIA 6 DE NOV 12.




        eleição presidencial de 2012 nos Estados Unidos está prevista para ser realizada em uma terça-feira, 6 de novembro de 2012. Será a 57ª eleição presidencial do país, que oficialmente irá eleger o presidente e o vice-presidente dos Estados Unidos

       O presidente dos EUA, Barack Obama, e o seu opositor Mitt Romney fizeram nesta segunda-feira (22) mais um debate duro, com troca de ataques e bate-bocas.Foi o terceiro e último encontro deles cara-a-cara nesta equilibrada campanha à presidência nos EUA. O debate, em Boca Raton, na Flórida, tinha como tema política externa, com foco no Oriente Médio, e Obama apontou várias supostas contradições do adversário no tema. Romney, mais de uma vez, rebateu tentando colocar em pauta o tema econômico e o suposto mau desempenho de Obama nos quesitos criação de empregos e retomada crescimento. O moderador foi o âncora do programa "Face The Nation", da CBS, Bob Schieffer.
VEJAM PEQUENO RESUMO:
Líbia
O primeiro bloco foi sobre a importância dos EUA no cenário internacional.O moderador questionou os adversários sobre o atentado que matou quatro americanos no consulado americano de Benghazi, na Líbia, em 11 de setembro, e sobre o que o teria provocado. Romney começou criticando a política do atual governo dos EUA para a região. Ele elogiou o governo Obama pela morte do terrorista Osama bin Laden, mas disse que isso não basta para eliminar a ameaça do terrorismo. "Parabenizo-o por ter eliminado Osama bin Laden e perseguido os líderes da Al-Qaeda, mas não sairemos dessa situação só matando", afirmou. Obama reafirmou que sua função é ser comandante-em-chefe do país e relembrou o fato de que cumpriu as promessas de retirar as tropas do Afeganistão e do Iraque, além de ter matado Bin Laden.
Síria

Schieffer questionou Obama sobre a política americana para a Síria, lembrando que a crise síria já se espalha para países vizinhos, como o Líbano.

Obama disse que está trabalhando coordenadamente com os aliados, principalmente Turquia e Israel, para lidar com a crise do regime do contestado presidente Bashar al-Assad. Mas ele afirmou que não é a favor de armar grupos que possam, futuramente, usar esse armamento contra os próprios EUA.Romney afirmou que retirar Assad é uma prioridade, lembrando a ligação de seu regime com o Irã e com o Hezbollah libanês, mas disse que não tem interesse em um envolvimento militar na região. Ele disse que, devido à longa duração da crise, os EUA demoraram a assumir seu papel de liderança na região.
ELES AINDA FALARAM SOBRE O EGITO, O PAPEL DA AMÉRICA NO MUNDO, O CONFLITO ISRAEL x IRÂ E SOBRE A CHINA.
Nos EUA, o presidente não é eleito pelo voto direto, mas por uma instituição chamada colégio eleitoral. De acordo com a Constituição Americana, a escolha do presidente e seu vice depende de delegados estaduais, estes sim escolhidos pelos eleitores. 

Basicamente cada um dos 50 estados tem direito a um número de delegados proporcional ao total de representantes que possui no Congresso Nacional - um para cada deputado e um para cada dois senadores. Isto faz com que o tamanho e o número de estados em que cada candidato venceu tenha muito mais peso no resultado final da eleição do que o número de votos total feitos por cada um. 

Explicando melhor: no dia da eleição presidencial cada eleitor vota no candidato a presidente de sua preferência. Este voto, entretanto, não é computado em uma eleição direta (como acontece no Brasil), mas sim, escolhe uma comissão de delegados que representará o seu estado no colégio eleitoral. 

O partido do candidato que ganha a maioria dos votos no estado elege sua comissão e o candidato (ou candidatos) que perder naquele estado não ganha nenhum delegado. Na segunda-feira após a segunda quarta-feira de dezembro os delegados eleitos se reúnem na capital de seu estado para então escolher o presidente. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário