HISTÓRIA DA CIDADE
No começo do século XVIII, Barreiros era uma aldeia de índios. Em 1786 foi criada a freguesia de São Miguel dos Barreiros, desmembrada de Sirinhaém. O povoamento de Barreiros foi intensificado no século XIX com a construção de uma capela em devoção a Santo Antônio.
A Lei Provincial nº 314, de 13 de maio de 1853, criou o termo de guerreiros elevando-o a categoria de vila, com território desmembrado de Rio Formoso, com freguesia de Água Preta, verificando-se a instalação de município em 19 de julho de 1860; Já nos fins do século XX, o lugar se havia desenvolvido consideravelmente, tanto que, ao ser criado o município de Barreiros em 1892, São José da Coroa Grande veio a ser o segundo distrito municipal. Anualmente, no dia 19 de julho, Barreiros comemora a sua emancipação política.
Significado do Nome
O nome Barreiros proveio das escavações feitas no solo, que era de barro vermelho, pelos porcos Caititus, muito abundantes no lugar.
População
40.895 habitantes.
Barreiros, foi muito afetada pela enchente do Rio Una, no ano de 2010, segundo dados da Defesa Civil, quase 80% da cidade foi devastada e devido a isso, foi assinado pelo Governo, varias ordens de serviço para reconstrução da cidade,
sendo construídas mais de 5 mil casas, e criado praticamente outra cidade e vários bairros como: Massa Falida, e Platôs de I a VII, nesses bairros, (5 mil residencias), colocando em média, 04 pessoas por residencia, teriamos 20 mil pessoas, o que é uma outra cidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário