PREFEITURAS SEM DINHEIRO.
Depois de demitir, ontem, todos os seus 11 secretários e afastar 130 cargos comissionados, o prefeito de Taquaritinga do Norte, Evilázio Araújo (PSB), disse que ainda não conseguiu arrecadar o valor total para pagar o salário de dezembro e o 13º salário dos servidores. “Nunca vi uma crise tão aguda em toda a vida”, lamentou.
Não só o Prefeito de Taquaritinga, mas muitos prefeitos estão enfrentando as mesmas dificuldades. Como uma grande parte dos Municípios vivem apenas do FPM, Fundo de Participação dos Municípios, verba liberada pelo Governo Federal, sempre nos dias 10, 20 e 30 de cada mês, tendo o FPM caído muito e variado em algumas situações, os Prefeitos estão enfrentando esse carma. O povo não entende e não quer nem saber de quem é a culpa, o povo quer ver o pagamento na conta, por outro lado a oposição aproveita para criticar, falando que o prefeito não é bom gestor. A situação, realmente, não é boa, mas todo mundo quer ser prefeito. Porque será?
O filósofo Bertolt Brecht escreveu o seguinte:
O Analfabeto Político
" O pior analfabeto é o analfabeto político. Ele não ouve, não fala, nem participa dos acontecimentos políticos. Ele não sabe o custo de vida, que o preço do feijão, do peixe, da farinha, do aluguel, do sapato e do remédio dependem das decisões políticas.
O analfabeto político é tão burro que se orgulha e estufa o peito dizendo que odeia a política. Não sabe o imbecil que, da sua ignorância política, nasce a prostituta, o menor abandonado e o pior de todos os bandidos, que é o político vigarista, pilantra, corrupto e lacaio das empresas nacionais e multinacionais."
Bertolt Brecht
Nenhum comentário:
Postar um comentário