segunda-feira, 29 de dezembro de 2014

DESAFIO DA SEGURANÇA PARA 2015. SUGESTÃO ACEITA PELO LEITOR. OLHE AI DR. PAULO CÂMARA E DR ALESSANDRO.

             

    No dia 11 DEZ 14, o Blog O GALHO DE MATO, publicou a matéria abaixo, falando sobre a criação de uma ZONA DE EXCLUSÃO, nas 10 Cidades das diversas AISs, onde os índices estivessem fora dos padrões. O Blog recebeu diversos Email de apoio a essa ideia, vindos de pessoas civis e de Policiais Militares e Civis da ativa e da Inatividade. A SDS poderia montar uma Comissão para analisar a ideia e colocar em prática já a partir de Janeiro ou inicio de Fevereiro. Juntaria a Lei Seca, Campanha do desarmamento, Ações Sociais da SDS (projeto da cidadania, com João Evangelista)..., faria uma grande ação nessas cidade por 30 dias. 
Bom, isso é uma sugestão.


MATÉRIA DO DIA  11 DEZ 14

O Estado precisa criar algumas zonas de exclusão, o que é uma ZONA DE EXCLUSÃO ? Uma área restrita, onde seria colocadas restrições, temporárias, na rotina da população.

Temos visto que o PPV, Pacto pela vida, é um projeto vencedor, que vem sendo copiado pelo Brasil a fora. O avanço foi grande, mas estamos vendo que em algumas AIS, Áreas Integradas de Segurança, há Sinais de pouco avanço, apesar do grande empenho dos agentes públicos nessas AIS. São muitos os fatores que levam uma AIS avançar mais que a outra, porém quero me prender ao fato de efetivo pouco, a exemplo de uma cidade com 100 mil habitantes, com vários bairros e apenas 02 VT a 2PMs, o ideal seria, no mínimo, 06VT a 3PMs, mais 02 equipes de ROCAM a 5PMs e 01 equipe de GATI a 08 PMs ( duasVT), mais 01 Cap e 01 Ten, total de 38 PMs por dia. Numa escala de 24/72, daria um total de 152 PMs. Uma Delegacia com Delegado, é uma equipe de investigação e administrativos, para procedimentos, atrelado a isso, reunião com o Prefeito, Ministério Público e Magistrado, Conselho Tutelar e lideranças comunitárias, pronto, estava fechado o planejamento. Como fazer? 
Muitos policiais estão querendo vender as férias, licenças, folgas e o Estado tem como criar meios para isso. Criava-se Batalhão e Delegacia Virtuais e durante 30 dias mandava esse efetivo para as cidades que estivesse no ranking das 10 piores, no desempenho , esse efetivo em cada cidade, 30 dias prendendo bandidos, o tráfico sem funcionar, bares fechando a 00:00h, mandados sendo expedidos e cumpridos, investigações feitas e finalizadas, reuniões com as comunidades, menores em situação de risco sendo atendidos, o Governo atuando com ações da cidadania, limpeza total, podendo prorrogar por mais 30 dias, depois entregava a área limpinha ao cmt da CPM, numa solenidade em praça pública. Tenho certeza que iria ajudar é muito os cmt de Batalhão, que hoje estão numa luta tremenda e só vendo o efetivo diminuindo, por diversos fatores. Zerar não iria, pois temos uma área rural extensa e muitos crimes de proximidade, mas iria ajudar muito. 38 cotas de PJES, por dia, por cidade, mais as VT e motos, para a PM e outro tanto para a PC, acredito que não é muito para o Estado. A Nível Nacional temos a Força Nacional, que é empregada em qualquer Estado da Federação, desde que comprovada a sua necessidade e a nível de estado teríamos o efetivo do Batalhão Virtual.



ASSUNTO POLÊMICO, MAS  QUE PRECISA SER RESOLVIDO PELO GOVERNO.

  Um assunto que muitas vezes causa alvoroço na tropa é o de transferência. 
Muitas vezes se tem o Policial trabalhando 10, 15 anos ou mais, no mesmo município e quando vamos questionar a respeito dos números de abordagens, ou dos protocolos, eles alegam que abordam, que fazem, que acontecem, quando na realidade, devido ao circulo de amizade firmada já a muitos anos, a parte operacional fica prejudicada. o que fica claro, a meu ver, que o Policial não poderia permanecer por mais de 02 anos no mesmo municípios. Não são todos os Policiais que agem dessa forma, mas muitos fazem, Residem no local onde trabalha, vão efetuar refeições em casa e acabam  passando mais tempo que o permitido, resolvendo problemas particulares, fazendo serviço particular com VT...( No interior do Estado).  Lógico que não são todos, mas existe e temos reclamações de pessoas sobre isso. 

Portanto sugiro que de Oficial a Praça, não passasse mais de 02 anos no mesmo local de trabalho, fosse feito sempre um rodizio.

Um comentário:

  1. trabalhei na malhar da lei na cidade de Vitória de santo antão, ais 12,no ano de 2010/2011 batemos a meta vários meses a SDS pagava na época a Policial Civil todas gratificação deles, e a Policia Militar ficaram devendo mais de 10 meses de gratificação a todas as ais até hoje na recedi nada a policia militar esta devendo a todos os PM daquela época,para que pacto pela vida dessa forma

    ResponderExcluir