terça-feira, 6 de maio de 2014

POLICIAMENTO INTERNO EM CAMPOS DE FUTEBOL, DEVERIA SER DE RESPONSABILIDADE DOS TIMES DE FUTEBOL.

              




Nós temos assistido a cenas bárbaras de agressões a torcedores dentro e fora dos estádios de futebol no Brasil e isso ja faz alguns anos. Em pernambuco, nós temos a atuação bastante forte da PMPE com suas variadas modalidades de policiamento ostensivo, existe o Tribunal do torcedor com Juiz, Promotor de Justiça, temos Delegacia móvel e mesmo assim essa modalidade de crime só faz crescer, denegrindo a imagem do Estado e acabando com o desejo das famílias de frequentarem aos estádios nos finais de semana. Existe muita polêmica a respeito de a quem cabe a segurança INTERNA dos campos de futebol, pois se trata de um evento particular, rentoso para os clubes e cartolas, é uma industria de fazer dinheiro, vemos isso com os contratos milionários dos jogadores, tem jogador que ganha por mês o que um juiz não ganha em 10 anos, imagine um policial !, ultimamente a CEF, Caixa Econômica Federal fechou contrato com um time Pernambucano, onde vai ter sua marca CEF no padrão do time, por uma bagatela de 500 mil por mês, meio milhão, só por uma logomarca na camisa, por mês, fora contrato com teletransmissão, ingressos, venda de jogadores, publicidade interna, etc. è um negocio Milionário, mas não querem ter o trabalho de tomar conta de seus patrimônios. 
Se eles, Clubes, acham que a PM é eficiente e que segurança civil não funciona, o torcedor não respeita, então deveria contratar, pagar a taxa para que a PM faça o serviço do lado de dentro dos estádios. Cabe a PM o Policiamento do lado externo, isso fazemos. O que o povo não entende é esse fenômeno social de agressividade  das massas e de grupos. 


Cabe ao Governo investigar, promover estudos, as universidades públicas promoverem estudos antropológicos e sociais a respeito dessas transformações que o povo vem passando a respeito da violência, onde a vida perdeu o valor, onde não há mais sentimento de amizade, de companheirismo, de saber ganhar e perder. O problema da violência não se entende com números apenas, nem com gráficos na parede, é preciso ir as ruas, gastar dinheiro, diminuir a corrupção, investir em educação, em segurança, na saúde do povo... Espero que não, mas acredito que durante a copa do mundo passaremos por vergonha, seremos expostos internacionalmente, com protestos violentos, e o pior patrocinado por dinheiro público, pois estaremos vivendo um período eleitoral, onde o povo está atento ao que se passa e existe muita gente insatisfeita. 
Mas quanto aos estádios e a industria da bola, deveria eles mesmos arcarem com o ônus da segurança interna de seus estádios e se a PM fosse fazer, que fosse remunerada, pago direto a Conta Única do Estado. 

2 comentários:

  1. Souza Filho, ontem quando você me disse que estaria publicando um artigo eu fiquei curioso pra saber o que seria publicado. Acordei cedo e fui logo conferir. Primeiramente, parabéns pela matéria abordada. Sei que é um assunto polêmico mas a situação atual nos faz refletir a respeito do que você disse, principalmente devido aos protestos contra os gastos com a Copa da Fifa patrocinados pelo Poder Público. Estamos num momento em que o País precisa investir em setores importantes para melhorar a vida dos brasileiros e não em estádios que vão virar zonas de guerra depois da Copa. Vai ser muito difícil lutar contra os Cartolas do futebol mas não custa tentar mostrar a realidade para que a sociedade possa refletir sobre o assunto. A maioria das pessoas não sabe o quanto se gasta com segurança numa partida de futebol, se soubessem com certeza ficariam surpresas. Os empresários do setor não querem investir em segurança porque tem quem faça de graça. Se for feita uma averiguação da segurança dos estádios creio que só a Arena escapa porque é recente, o resto com certeza não vai passar na avaliação. Quando acontece uma situação como a que se passou na semana passada, com uma fatalidade após o jogo, os clubes nada sofrem. É impressionante como as pessoas que poderiam mudar esse quadro são protecionistas. O exemplo da pena aplicada ao torcedor que jogou a banana no jogador é algo que demonstra o quanto estamos distantes de num país desenvolvido em que realmente "a lei é dura mas é lei". Lá o cara vai pra cadeia, paga uma multa e ainda é banido pra sempre dos estádios, sem contar que o clube também é penalizado. Muito bom Souza Filho, vou compartilhar seu artigo no Facebook. Um abraço.

    ResponderExcluir
  2. GALHO DE MATO O ESTATUTO DO TORCEDOR É UMA LEI FEDERAL E PREVÊ QUE O ESTADO GARANTA A SEGURANÇA DOS TORCEDORES, TANTO NA PARTE INTERNA COMO NA EXTERNA. LEI Nº 10.671, DE 15 MAI 2003, Art. 14. Sem prejuízo do disposto nos arts. 12 a 14 da Lei nº 8.078, de 11 de setembro de 1990, a responsabilidade pela segurança do torcedor em evento esportivo é da entidade de prática desportiva detentora do mando de jogo e de seus dirigentes, que deverão:

    I – solicitar ao Poder Público competente a presença de agentes públicos de segurança, devidamente identificados, responsáveis pela segurança dos torcedores dentro e fora dos estádios e demais locais de realização de eventos esportivos;

    II - informar imediatamente após a decisão acerca da realização da partida, dentre outros, aos órgãos públicos de segurança, transporte e higiene, os dados necessários à segurança da partida, especialmente:

    a) o local;

    b) o horário de abertura do estádio;

    c) a capacidade de público do estádio; e

    d) a expectativa de público;

    III - colocar à disposição do torcedor orientadores e serviço de atendimento para que aquele encaminhe suas reclamações no momento da partida, em local:

    a) amplamente divulgado e de fácil acesso; e

    b) situado no estádio.

    Então essa lei tem que ser revogada!!!!!!!

    BARBOSA MAJ PM

    ResponderExcluir