Atualmente o homem mais rico do país, Jorge Paulo Lemann, com patrimônio estimado pela Bloomberg em US$ 21,5 bilhões, diz que busca contratar gente "que cria problemas", e não um "soldado" que obedece o que o superior comanda.
"A gente gosta de pessoas que têm iniciativas próprias, atingem resultados. Tem gente que fala muito, mas não faz, não acontece", diz Lemann, que é um dos sócios do 3G Capital, que controla a Ambev, o Burger King, as Lojas Americanas e outras grandes empresas.
Ele participou nesta terça-feira (26) de um bate-papo realizado pelo site Na Prática, da Fundação Estudar (que ele também mantém).
Ele afirmou ainda que, hoje, os candidatos a uma vaga já chegam sabendo o que dizer. "Todo mundo que vem para a entrevista é escolado, sabe as respostas, vem preparado. O melhor mesmo é dar uma chance para botar para trabalhar, fazer algo, porque daí rapidamente se descobre quem é bom e quem não é."
De acordo com o empresário, a cultura organizacional das empresas dele são "cópias" e uma "mistura" de coisas que ele e os sócios foram "vendo de vários lugares e misturando".
As práticas de meritocracia, a cultura de dar uma parcela da empresa aos funcionários que se destacam para que as pessoas tenham a senso de serem donas, as avaliações constantes e operações com custos muito controlados foram classificados como não muito sofisticadas por Lemann. "São coisas simples", ele afirmou.
EDITORIAL DO GALHO DE MATO:
MUITAS VEZES NÓS SÓ QUEREMOS OUVIR DOS SUBORDINADOS: " SIM SENHOR !" NO MUNDO HOJE NÃO CABE MAIS A FIGURA DO CHEFE E SIM DO LÍDER. SABER OUVIR, RETROCEDER, ENTENDER, MOTIVAR, É ATITUDE DE NOBREZA DOS LIDERES DA MODERNIDADE. EU SEMPRE DISSE QUE NEM SEMPRE A CRÍTICA É RUIM, É COM A CRÍTICA QUE APRENDEMOS. DEUS DISSE QUE OS SÁBIOS RECEBEM A REPREENSÃO E APRENDEM COM ELA. MUITAS VEZES QUEREMOS IMPOR NOSSAS VONTADES E MAGOAMOS AS PESSOAS QUE MAIS SE PREOCUPAM CONOSCO. NO CASO DA POLICIA MILITAR, SE OS NOSSOS SUBORDINADOS NÃO ESTIVEREM SATISFEITOS E MOTIVADOS, DIFICILMENTE TEREMOS BONS RESULTADOS, POIS SÃO ELES QUEM BOTAM O PLANO EM EXECUÇÃO, ELES É QUEM OPERACIONALIZAM. NOSSO PLANEJAMENTO É VÃ SEM A COLABORAÇÃO DELES. PORTANTO SENHORES COLOQUEM ISSO EM VOSSAS CABEÇAS, A DISCIPLINA DEPENDE MUITO DE QUEM LIDERA E NEM SEMPRE O HOMEM QUE APRESENTA UM PROBLEMA É O PROBLEMA DA UNIDADE. VAMOS ACABAR COM ESSA HISTÓRIA DE QUE SÓ NÓS SABEMOS, TEMOS QUE APRENDER A OUVIR E A PRATICAR MAIS A LIDERANÇA.
É muito interessant q depois de algumas decadas,em pleno século XXI,onde as empresas de grande renome no mundo já praticam o método da liderança compartilhada,tão somente agora os nossos Comandantes ops" "será q ja podemos chamar de Líderes; poia querer ser Lider é uma coisa;mais praticar a liderança compartilhada é outra totalmente diferente. Espero de forma entusiasmada q esses homens q estão na cúpola de nossa organização comecem a por em pratica aquilo que de uma forma bem morosa começam tão somente agora aprender. Desejo a todos uma boa lição
ResponderExcluirNA ATUAL CONJUNTURA NUNCA É TARDE PARA SE OUVIR, ENTENDER, ACEITAR AS PALAVRAS PROFERIDAS POR UM SUBORDINADO.
ResponderExcluirComo sempre major, o senhor é um exemplo de liderança, pena que não seguem o seu raciocinio.
ResponderExcluir