domingo, 1 de setembro de 2013

SDS - RESGATANDO A CIDADANIA, ESSE PROJETO É MUITO BOM PARA O POVO, GOSTO DELE.


SDS E PARCEIROS PROMOVE MAIOR AÇÃO INTEGRADA DE CIDADANIA JÁ REALIZADA NO RECIFE
31 de Agosto de 2013





Moradores do Arruda e bairros vizinhos compareceram em massa ao Estádio do Santa Cruz para o segundo dia de atendimentos

O segundo dia de Ação Integrada de Cidadania, realizada pela Gerência de Prevenção e Articulação Comunitária – GPAC da Secretaria de Defesa Social - SDS e Tribunal de Justiça de Pernambuco – TJPE, juntamente com outros parceiros importantes, no Estádio do Arruda, no Recife recebeu, na manhã deste sábado (31), a visita do secretário de Defesa Social, Wilson Damázio. Acompanhado do gerente da GPAC, João Evangelista, o secretário visitou todos os serviços que estavam sendo oferecidos nas dependências do Estádio.

De acordo com João Evangelista, a demanda ultrapassou a expectativa. “Acreditamos que ontem e hoje mais de cinco mil pessoas já passaram por aqui para serem atendidas”, disse.

O secretário de Defesa Social avalia a importância da integração na iniciativa. “É de fundamental importância o trabalho em conjunto entre a SDS, o TJPE e todas as entidades que estão aqui trazendo cidadania para o povo do Arruda”, comenta Damázio.

Para ele, as ações de prevenção são indispensáveis no trabalho da SDS no cumprimento das metas estabelecidas no Pacto Pela Vida - PPV. “Eu fico muito feliz, enquanto secretário de Defesa Social, em ver que a qualidade do trabalho repressivo que a gente está fazendo para diminuir a criminalidade tem sido ajudado, sobremaneira, por todos aqueles que fazem a prevenção do crime. Isso aqui é um trabalho que, além de trazer cidadania, previne também a criminalidade”, enfatiza o secretário.

Ainda marcou presença, no segundo dia da Ação, o desembargador Bartolomeu Bueno. Ele também avaliou o impacto da ação para a localidade. “Foi muito boa a aceitação da população. A demanda foi acima do que nós esperávamos, o que vem demonstrar a necessidade do povo em relação aos documentos essenciais para o exercício da cidadania. Por isso é necessário que o poder público esteja cada vez mais junto da população, oferecendo esse tipo de serviço, vindo às comunidades e fazendo grandes mutirões de atendimento”, ressalta Bueno.

O bairro do Arruda, dentre outros bairros vizinhos, está inserido na Área Integrada de Segurança – AIS 2, cujos índices dosCrimes Violentos Letais Intencionais – CVLIs têm sido reduzidos, consideravelmente.

Essa redução deve-se também à importante atuação da Polícia Militar, através do 13º BPM, Batalhão responsável pelo policiamento de toda a AIS 2, e que esteve diretamente ligado e atuante nesses dois dias de Ação Integrada de Cidadania, no bairro do Arruda.

Segundo dados da Gerência de Análise e Estatísticas – GACE, da SDS, a redução dos CVLIs na AIS 2 foi de -50%, considerando o período de janeiro a julho de 2013, comparado ao mesmo período do ano passado. Ou seja, de janeiro a julho de 2012 foram registrados 66 homicídios na AIS, enquanto que no mesmo período em 2013 foram 33 casos.

O subcomandante do 13º BPM, major Amaral Bonifácio, ratifica a importância da participação da PMPE no trabalho preventivo feito nas comunidades. “É de suma importância estar junto com a população. Essa interação e participação na questão social é importantíssima para a prevenção. Uma vez que a Polícia Militar compõe essa parceria com a comunidade, começam a ser construídos laços e relações de confiança e, isso faz com que a população contribua também com o trabalho da polícia, denunciando, informando onde estão os meliantes e nos ajudando quanto aos locais em que precisamos atuar”, destaca Amaral.

A ação Integrada de Cidadania, realizada no Estádio do Arruda vai até às 16h deste sábado (31) e contou com a parceria de diversos órgãos e entidades importantes para seu sucesso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário