domingo, 4 de agosto de 2013

SECRETARIO DE SEGURANÇA DO RIO DE JANEIRO ADMITE DISCUTIR DESMILITARIZAÇÃO DAS POLICIAS



Em entrevista à Rádio CBN, na manhã desta sexta-feira, o secretário de Segurança do Rio, do Rio, José Mariano Beltrame, disse ser a favor de repensar a desmilitarização da Polícia Militar. A discussão veio à tona com as recentes manifestações ocorridas no Rio, quando foram feitas denúncias de abuso por parte de PMs. Beltrame acredita que a medida pode ser boa, mas é necessário que ela seja discutida.

- Eu acho particularmente que a desmilitarização tem que ser muito bem esclarecida. Vai desmilitarizar e criar uma Polícia Civil? Ou vai desmilitarizar e criar outra polícia, num regime tipo Guarda Municipal? O que se quer realmente? São a essas questões que temos que ficar atentos. Se for só uma questão de acabar com patentes, poder ser feito. Eu não vejo problema em desmilitarizar. Acho que pode ser uma boa medida desde que se escolha como se vai trabalhar isso – disse.

Ele citou a polícia chilena como exemplo. De acordo com Beltrame, a polícia chilena tem um regulamento militar, mas os policiais tem outra formação, obtida com cursos, aperfeiçoamento e universidades.

Beltrame também negou o desgaste das Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs) por causa dos episódios de violência – como os recentes ataques às unidades do AfroReggae nos complexos do Alemão e da Penha, ambos na Zona Norte do Rio.

- Tem 231 comunidades atendidas (por UPPs) que eu não viu dizer que vivem num céu maravilhoso, mas vivem muito melhor que antes – disse o secretário, que garantiu que a Secretaria de Segurança monitora a migração de traficantes das áreas ocupadas para o interior do estado.

Segundo Beltrame, o processo de pacificação chegará a municípios da Região Metropolitana – como Niterói e São Gonçalo – mas ainda não há previsão de quando isso acontecerá:

- Eles (os moradores) não verão uma ação pirotécnica, só para calar a boca. Não vou enganar mandando homens para no dia seguinte tirá-los.

Sobre o desaparecimento do pedreiro Amarildo de Souza, morador da Favela da Rocinha, Beltrame disse que, caso seja comprovada a participação de PMs da UPP no caso, os policiais “estarão na rua”:

- Se houver esse convencimento, eles já estarão na rua. E além disso, responderão ao Tribunal de Justiça. Nossa luta é afastar o que especulação e o que é verdade. Não temos interesse em protelar isso.

Extra.globo.com

6 comentários:

  1. Já é conprovado que o Militarismo, só faz piorar uma nação democratica. Acaba logo com isso, precisamos de uma Policia Democratica. Sou Cb PM

    ResponderExcluir
  2. Esse modelo de policia militar so favorece os oficiais superiores, eles nao iriam se favoraveis nunca

    ResponderExcluir
  3. É meu Amigo, mas não esqueça que essa mudança cabe aos politicos e não aos Oficiais. Já falei aquele tempo em que os Oficiais Decidiam alguma coisa ACABOUUU. Quem decide hoje é a S.D.S. Entendeu! Sou Cb PM

    ResponderExcluir
  4. 1)O que aprendemos com o militarismo?
    2)Quais as vantagens do militarismo?
    3)Que status temos atualmente?
    Respostas
    1)O que aprendemos com o militarismo?
    1)No meu curso o que aprendi foi marchar , fazer faxina, prestar continências, correr com fuzil de coturno, movimentos com armas em desfiles, ... quando deveríamos aprender Direito Constitucional, Direito Penal , Direito Processual Penal dentre outras áreas jurídicas, deveríamos aprender Defesa Pessoal, manuseio e aplicação de armas letais e não letais, estratégias políticas, econômicas , sociais e principalmente Defesa Social pois é isto que a Sociedade Pernambucana Precisa e isto nós Policiais Militares não aprendemos nos Quartéis.

    2)Quais as vantagens do militarismo?
    Nenhuma, as vantagens dos militares só para os das Forças Armadas Marinha, Exército e Aeronáutica, pelo contrário não somos considerados cidadãos, pois qualquer cidadão só será preso em Flagrante Delito ou por Ordem Judicial, porém nós militares poderemos ser preso independente de tais circunstância tudo isto amparado pela Constituição Federal no inciso LXI do Art. 5°, não somos seres humanos somos escravos.
    3)Que status temos atualmente?
    Nenhum, me referindo do Coronel até o aluno soldado, somos citado pela sociedade como truculentos, despreparados, grosseiros só pelo fato de sermos Militares, houve uma denúncia de caso de tortura praticado por Policiais Civis contra uma estudante de Direito defendida com unhas e dentes pelo Secretário de Defesa Social, e se fosse um caso contra Policiais Militares? Seríamos trucidado pelo Secretário, pela imprensa e pela sociedade, simplesmente por sermos Militares

    ResponderExcluir
  5. • Uma das heranças mais malditas que a ditadura militar nos deixou é a dificuldade que os brasileiros têm de distinguir entre as funções das nossas Forças de Segurança (polícias) e as das nossas Forças Armadas (exército, marinha, aeronáutica). A diferença é muito simples: as Forças de Segurança garantem a segurança interna do Estado, enquanto as Forças Armadas garantem a segurança externa. Polícias reprimem criminosos e forças armadas combatem exércitos estrangeiros nos casos de guerra.
    O treinamento militarizado da polícia brasileira se reflete em seu número de homicídios. A Polícia Militar de São Paulo mata quase nove vezes mais do que todas as polícias dos EUA, que são formadas exclusivamente por civis. Segundo levantamento do jornal Folha de S. Paulo divulgado em julho deste ano, “de 2006 a 2010, 2.262 pessoas foram mortas após supostos confrontos com PMs paulistas. Nos EUA, no mesmo período, conforme dados do FBI, foram 1.963 ‘homicídios justificados’, o equivalente às resistências seguidas de morte registradas no estado de São Paulo”. Neste estado, são 5,51 mortos pela polícia a cada 100 mil habitantes, enquanto o índice dos EUA é de 0,63 . Uma diferença bastante significativa, mas que, obviamente, não pode ser explicada exclusivamente pela militarização da nossa polícia. Não obstante outros fatores que precisam ser levados em conta, é certo, porém, que o treinamento e a filosofia militar da PM brasileira são responsáveis por boa parte desses homicídios.
    As vantagens de uma polícia exclusivamente civil são muitas e, se somadas, a unificação das polícias ostensiva e investigativa em uma única corporação de ciclo completo só traz benefícios para os policiais, em termos de uma carreira mais atrativa, e aos cidadãos, com um policiamento único e mais funcional.
    No Brasil, tramita no Senado da República a Proposta de Emenda à Constituição nº 102/2011, de autoria do senador Blairo Maggi (PR/MT), que, se aprovada, permitirá aos estados unificarem suas polícias em uma única corporação civil de âmbito estadual, representando um avanço imensurável na política de segurança pública brasileira, além de uma melhor aplicação do dinheiro público, que não mais terá que sustentar duas infraestruturas policiais distintas e, algumas vezes, até mesmo concorrentes.
    Desmilitarizar e unificar as polícias estaduais brasileiras é uma necessidade urgente para que haja avanços reais na nossa política de segurança pública. Vê-se muito destaque na mídia para projetos legislativos que demagogicamente propõem o aumento de penas e outras alterações nos nossos códigos Penal e de Processo Penal como panaceia para o problema da criminalidade. Muito pouco se vê, porém, quanto a propostas que visem a repensar a polícia brasileira.

    ResponderExcluir
  6. Quem era a Polícia Militar nos anos 80, quem era o Exército e as Forças Armadas?
    Eram Instituições de Força e Prestígio, numa sociedade onde o argumento da Força superava a força do Argumento atualmente somos instituições sem força, sem prestígio e invisível à sociedade contemporânea, devido as mudanças sociais, políticas, advento da Constituição de 1988 e a redemocratização do Brasil.
    Quem era a Polícia Federal e as Polícias Civis nos anos 80?
    Eram Instituições sem força, sem prestígio e esquecidas da sociedade, hoje são Instituições atuantes, fortes e de destaque nesta sociedade onde a força do Argumento supera o argumento da Força.
    Outro detalhe, somos militares em algumas situações penosas, quando somos expostos e tratados como escravos em escalas extras, quando não temos direitos ao FGTS , Gratificação Noturna, Gratificação de Insalubridade e outros direitos civis, porém quando dos benefícios não somos militares, e sim funcionários públicos estaduais e até mesmo as Forças Armadas não nos considera como Militares mas como Forças Auxiliares.
    Não há mais espaço para o militarismo, não estamos na sociedade da Idade Antiga onde Esparta Dominou o mundo com o militarismo, não necessitamos de militares e sim de Policiais, necessitamos de argumento e não da Força Bruta, necessitamos do Humanismo e não do Nazismo, as continências não pagam minhas contas, as honras militares não nos moraliza, o meu sonho de ser coronel se tornou um pesadelo!!! Acordemos Policiais de Defesa Social, não devemos nos iludir com falsas bandeiras como a PEC 300, DEVEMOS PRIORIZAR A PEC nº 102/2011, de autoria do senador Blairo Maggi (PR/MT), NA QUAL FAREMOS O CICLO COMPLETO DE POLÍCIA E SEREMOS FORMADOS DIGNAMENTE COM DISCIPLINAS VOLTADA PARA A SEGURANÇA PÚBLICA E DEFESA SOCIAL, SEREMOS UMA POLÍCIA EFICIENTE E EFICAZ.
    O militarismo nos favoreceu ( Polícia Militar) ou nos prejudicou? Com certeza Absoluta, e os fatos não negam, nos atrasou em mais de um século em todos os aspectos.

    ResponderExcluir