sábado, 31 de agosto de 2013

PIETRO PAROLIN É O VICE PAPA, OU SEJA O SECRETARIO DE ESTADO DO VATICANO.

PIETRO PAROLIN- O VICE DO PAPA.


Cidade do Vaticano, 31 ago 2013 (Ecclesia) - O Papa Francisco nomeou hoje o arcebispo italiano Pietro Parolin novo secretário de Estado do Vaticano, informou a Sala de Imprensa da Santa Sé. 

D. Petro Parolin sucede ao cardeal Tarcisio Bertone que desde 2006 preside à Secretaria de Estado do Vaticano, mantendo-se em funções até ao próximo dia 15 de outubro, realizando em Portugal um dos seus últimos atos oficiais.

O Papa Francisco confirmou o arcebispo Giovanni Angelo Becciu como substituto para os Assuntos Gerais; o arcebispo Dominique Mamberti como secretário para os Assuntos com os Estados; o arcebispo Georg Gänswein como prefeito da Casa Pontifícia; o monsenhor Peter Wells como assessor para os Assuntos Gerais e o monsenhor Antoine Camilleri como sub-secretário para os Assuntos com os Estados. 

O novo Secretário de Estado, D. Pietro Parolin, nasceu em Schiavon, na região do Veneto, no norte de Itália, há 58 anos.

Oriundo de uma família simples, ficou órfão de pai aos 10 anos, tendo ingressado no seminário aos 14, partindo Roma onde estudou e onde foi ordenado sacerdote, em 1980.

Douturado em Direito Canónico, entrou no serviço diplomático da Santa Sé no dia 1 de julho de 1986, tendo trabalhado na Núnciatura Apostólica da Nigéria e do México.

Em 2002 foi nomeado sub-secretário da Secção dos Assuntos com os Estados da Secretariada de Estado do Vanticano, assumindo as relações com os países asiáticos, em especial com o Vietname e a China.


Nenhum comentário:

Postar um comentário