sábado, 10 de agosto de 2013

NEM COM UM DOS COMBUSTÍVEIS MAIS CAROS DO MUNDO A PETROBRAS CONSEGUE CRESCER. SÓ ACUMULA ESCÂNDALOS.




A maior empresa do Brasil divulgou seu resultado do segundo trimestre nessa sexta-feira, após o fechamento do mercado. Seu lucro, de R$ 6,2 bilhões, foi beneficiado por operações contábeis, venda de ativos e hedge cambial. Ainda há incertezas, e os analistas terão que se debruçar sobre os dados nos próximos dias para compreender melhor os números e expurgar os efeitos meramente contábeis para avaliar melhor o resultado operacional.

Alguns dados, entretanto, já são mais palpáveis, pois dificilmente podem ser manipulados pela contabilidade. Entre eles, o endividamento da companhia e sua produção no período. Ambos preocupam. O endividamento total cresceu 27% no primeiro semestre e somou R$ 249 bilhões. De acordo com a Petrobras, o dado reflete o aumento do endividamento de longo prazo e a depreciação cambial de 8,4%.

Não vamos esquecer que a Petrobras vem expandindo seu financiamento há algum tempo, e chegou inclusive a realizar um enorme aumento de capital para equilibrar mais seu balanço. A justificativa era seu gigantesco projeto de investimento para permitir um crescimento acelerado na produção. Este ainda é só uma promessa distante.

A produção de petróleo ficou praticamente estável no segundo trimestre, com um total de 2,555 milhões de barris/dia, praticamente o mesmo valor do primeiro trimestre do ano. No acumulado do primeiro semestre, o volume de 2,553 milhões de barris/dia representou uma queda na produção de 3% sobre o mesmo período de 2012, quando a média havia sido de 2,628 milhões de barris/dia.

Em outras palavras: a Petrobras não consegue crescer! Conforme apontei em meu livro Privatize Já, essa tem sido a realidade da empresa desde que o PT assumiu o poder.

REVISTA VEJA

Nenhum comentário:

Postar um comentário