quinta-feira, 25 de julho de 2013

COLETA ITINERANTE DE ARMAS TEM DADO GRANDES RESULTADOS. MUITO BOA IDEIA .


UM GRANDE AMIGO MEU, TEN CEL PM ALEXANDRE GOMES, QUE É SUBDIRETOR DE APOIO LOGÍSTICO E COORDENADOR DO POSTO DE COLETA ITINERANTE. VEM FAZENDO EM TODO O INTERIOR DO ESTADO UM TRABALHO FORMIDÁVEL E COM ISSO CONTRIBUINDO E MUITO PARA O SUCESSO DO PACTO PELA VIDA. PARABÉNS AO AMIGO GOMES (LIMÃO)






POSTO DE COLETA ITINERANTE ASSUME PRIMEIRO LUGAR EM RECEBIMENTO VOLUNTÁRIO DE ARMAS DE FOGO 




A Campanha do desarmamento em Pernambuco ganhou em maio de 2013 mais uma ferramenta - O Posto de Coleta Itinerante. Percorrendo várias cidades do interior do Estado com a finalidade de recolher armas de fogo entregues voluntariamente, o Posto vem procurando sensibilizar a população quanto aos riscos que as armas de fogo guardadas em casa podem representar. 

O Posto de Coleta Itinerante em pouco tempo se tornou um forte contribuinte da campanha e já recolheu 108 armas, desde que foi lançado em 24 de maio de 2013, superando o posto fixo de coleta do 14º BPM, em Serra Talhada, até então o local de maior coleta de armas. Essa performance auxiliou o Pernambuco a alcançar o 3ª lugar no ranking nacional da campanha do desarmamento. 

Para o Ten Cel PM Alexandre Gomes, Coordenador do Posto de Coleta Itinerante, o sucesso dessa ação deve-se ao esforço e a motivação de toda a equipe formada por policiais militares lotados na Diretoria de Apoio Logístico da PMPE, que vem trabalhando duro para obtenção dos resultados exitosos, combinado com o grande apoio que vem recebendo das prefeituras, da sociedade civil organizada e dos meios de comunicação. “buscamos, nos dias que antecedem a ação do Posto nas cidades que serão visitadas, fazer uma ampla divulgação através das rádios, serviços de carros de som, internet etc, a fim de sensibilizar a população para os riscos que as armas de fogo representam. A comunicação tem um papel preponderante nos bons resultados obtidos até agora. Pois, quanto maior é o esclarecimento dado à população, melhores têm sido os resultados obtidos.” 



Um ponto importante que a equipe do Posto de Coleta Itinerante busca esclarecer à população é o quanto as armas de fogo estão associadas aos crimes de impulso; aqueles que são cometidos por pessoas sem antecedentes criminais em decorrência de discussões, brigas e da perda temporária da razão. Esses crimes poderiam ter sido evitados, caso não houvesse uma arma de fogo acessível ao infrator. “O uso de armas de fogo, como objeto material de cometimento de crimes violentos letais intencionais- CVLI, representam mais de 50% do total de mortes violentas no Estado”. Ressaltou o Ten Cel PM Alexandre Gomes 

Dados da Secretaria de Defesa Social de Pernambuco revelam que existem mais de 15 mil armas em situação irregular em todo o território pernambucano. A ação da Secretaria através das Polícias Militar e Civil, realiza operações regulares para a apreensão dessas armas. Uma alternativa para quem não quer envolver-se em uma ação policial e as consequencias que desse fato decorrem é optar pela entrega voluntária da arma, pois além de evitar constrangimentos ainda poderá receber uma bonificação em dinheiro, paga pelo Ministério da Justiça, que varia de R$150,00 a R$ 450,00, dependendo do tipo de arma que for entregue.


Um comentário:

  1. Olá Major! Gostaria que o Sr. intercedesse junto ao TC Alexandre Gomes para que esta van passe em Arcoverde, pois lá não tem ninguém credenciado a receber armas e tem gente querendo entregar, só eu sei de quatro pessoas que querem fazer a entrega sem ter que se deslocar para outra área. Obrigado.

    ResponderExcluir