segunda-feira, 22 de abril de 2013

19º BPM- EXISTE ALGUMA COISA QUE PAGUE A ESSES POLICIAIS? PARABÉNS PELO TRABALHO.

Relatório do Enfrentamento da Violência e Combate ao consumo de Drogas na Escola Estadual Luís de Camões
Brasília Teimosa – Recife – PE
  
Abril de
2013

Visão Geral da Unidade de Ensino

         A Unidade de Ensino atende diariamente 1061 Estudantes, originários dos bairros da Brasília Teimosa, Beira Rio, Bode, Areinha, Pina e até mesmo do Coque, regularmente matriculados e distribuídos em três turnos, da seguinte maneira:

Manhã: 514 Estudantes
Tarde: 282 Estudantes
Noite: 265 Estudantes

            De 27 de Fevereiro até 27 de Março do corrente ano, foram notificadas pela Direção da Escola, 69 ocorrências envolvendo situações de confrontos entre estudantes, apreensão de objetos perfurantes, cortantes e que simulam armas (fotos em anexo), bem como depredação de patrimônio público, prática de bulliyng e confrontos entre grupos que buscam assumir posições de mando no espaço da Escola.

Agressividade

         Sabemos que um dos caminhos para a redução dos altos índices de violência na juventude é ocupando-a com atividades lúdicas, práticas esportivas e eventos culturais, porém, a única área de que dispomos para a realização desses - nossa quadra poliesportiva - vem sendo constantemente ocupada por indivíduos que não pertencem à comunidade escolar. Eles agridem nossos alunos moral e fisicamente, desrespeitam professores e funcionários, pois estão, quase sempre, sob efeito de drogas consumidas no entorno do referido espaço, além de importunarem a vizinhança. Tudo isso impede que coloquemos em prática nossa proposta pedagógica, mesmo considerando que, através do diálogo, estabelecemos propostas de utilização do referido equipamento que fossem satisfatórias para ambos. Entretanto este acordo não vem sendo cumprido por parte deles.
Aliciamento

         A utilização e a comercialização de drogas são uma realidade entre os jovens de nossa comunidade, eles são aliciados pelo falso poder e promessas de vida fácil, assim, a escola tem a função de resgatar e minimizar a ocorrência destes fatos, porém até o presente momento não dispomos de recursos humanos suficiente para estas práticas, isto vem ocasionando o acesso de diversos tipos de entorpecentes no ambiente escolar.
Estamos nos deparando com situações nas quais não temos o devido preparo para solucioná-las, abordagem de estudantes portando papelotes de maconha ou pedras de crack, além de consumir estas e outras drogas, são exemplos disso. Estes problemas são mais evidentes nos turnos da tarde e noite, devido aos nossos discentes terem uma idade mais avançada e aparentemente não apresentarem estrutura familiar satisfatória, com isso, a indisciplina aumenta, e nós professores e funcionários ficamos expostos.

Pedido de Socorro

            Não estamos medindo esforços na tentativa de oferecer uma educação de qualidade para nossos estudantes, em virtude disso, enviamos ofícios solicitando uma maior segurança, recorremos a Gerencia Regional em busca de ações, entretanto, não obtemos o êxito esperado, pois através de uma reunião com o Sr. Major Cláudio que é responsável pela Patrulha escolar, equipe gestora, professores e representantes dos pais ficamos cientes de que o efetivo destinado as escolas é insuficiente e ele não teria como nos oferecer cobertura em tempo integral. Além da vinda de pelo menos um vigia diurno, que até o presente momento, não foi disponibilizada devido a entraves burocráticos entre Secretaria de Educação do Estado e empresa terceirizada que é responsável.


A Presença do 19º BPM na Escola Estadual Luís de Camões

            A presença e a iniciativa do Tenente Charles e dos Soldados PM Josivan, Ebson Magna e Santiago, que visitando a Unidade de Ensino apresentaram o Projeto de Atividades e Palestras destinadas aos estudantes (fotos em anexo), representa uma perspectiva positiva no enfrentamento das diversas celeumas acima narradas.
            As ações, com aspectos preventivos e de repressão, encontram-se pautadas nas necessidades mais urgentes do dia-dia da Escola, uma vez que é indispensável agir neste momento, antes que tenhamos o enraizamento no interior da Unidade de Ensino de grupos organizados de comércio de drogas no recinto.
            É de grande satisfação ter a presença de todos os militares citados acima trabalhando conosco, pois os nossos objetivos se entrelaçam e por esta razão gostaríamos que esta parceria fosse mantida até que o resultado esperado seja alcançado. Nossa gratidão será eterna e faremos o que for necessário para facilitar o desempenho dos mesmos.






 O SD JOSIVAN DANDO UMA PALESTRA NO COLÉGIO LUIS DE CAMÕES, NO BAIRRO DE BRASILIA TEIMOSA.



2 comentários:

  1. Parabéns a esses PMs que trabalham diretamente com os adolescentes. Parabens ao CMT do batalhão pelo incentivo ao efetivo. Sou Cb PM

    ResponderExcluir
  2. Comando cobra ai as fotos dos outros integrantes, santiago e ebson já que faz parte dá equipe, quero saber quem e esses grandes homens.

    ResponderExcluir