sexta-feira, 15 de março de 2013

MOBILIDADE URBANA- JOÃO BRAGA ESTÁ ERRADO.


Mobilidade urbana »Recife poderá adotar rodízio de carros para reduzir congestionamentos


Publicação: 15/03/2013 20:27 Atualização: 15/03/2013 20:33

Proibição valeria apenas em horários de pico. Foto: Ricardo Fernandes/DP/D.A Press
Proibição valeria apenas em horários de pico. Foto: Ricardo Fernandes/DP/D.A Press
A exemplo do que já ocorre em São Paulo, o Recife poderá adotar um rodízio de carros para tentar diminuir os congestionamentos. A prefeitura já estuda restringir a circulação de veículos de acordo com o dia da semana e o último algarismo das placas. 


A alternativa foi anunciada pelo secretário de Mobilidade e Controle Urbano do Recife, João Braga, durante o I Fórum de Trânsito e Mobilidade Urbana da Fafire, na noite da quinta-feira (14).



Segundo João Braga, o rodízio seria aplicado nos horários das 6h30 às 8h30 e das 17h às 19h. Os carros com finais de placa pares seriam impedidos de circular nos dias ímpares e vice-versa. "Os motoristas teriam que sair mais cedo", comentou o secretário.  



VEJAM A MATÉRIA, LOGO ABAIXO, DO BLOG FAMÍLIA & SOCIEDADE.



SÁBADO, 16 DE MARÇO DE 2013

ENTREVISTA EXCLUSIVA COM FERNANDO LOPES, CONSELHEIRO DE TRÂNSITO E TRANSPORTE DO RECIFE SOBRE O SISTEMA DE RODÍZIO EM NOSSA CIDADE

Baseada na entrevista concedida pelo Secretário de Mobilidade do Recife, o Sr. João Braga ao Jornal Diário de Pernambuco"A alternativa foi anunciada pelo secretário de Mobilidade e Controle Urbano do Recife, João Braga, durante o I Fórum de Trânsito e Mobilidade Urbana da Fafire, na noite da quinta-feira (14).Segundo João Braga, o rodízio seria aplicado nos horários das 6h30 às 8h30 e das 17h às 19h. Os carros com finais de placa pares seriam impedidos de circular nos dias ímpares e vice-versa. "Os motoristas teriam que sair mais cedo", comentou o secretário.  "


A respeito disso, conversamos com o Conselheiro Municipal de Trânsito e Transporte do Recife, representante dos usuários/condutores que se mostra totalmente contra essa ideia.

1. BLOG F&S: Por qual razão o senhor é contra essa ideia do Secretário de Mobilidade do Recife João Braga?

FERNANDO LOPES: data-blogger-escaped-b=""> O sistema de Rodízio no trânsito não é uma solução mágica, serve apenas como maquiagem do amplo problema na nossa cidade, que pretende transferir um problema governamental para o cidadão. Está comprovado, conforme o exemplo da própria cidade de São Paulo, que não funciona. Os congestionamentos continuam atordoando os condutores de veículos de passeio e usuários de transporte público, pois muitos condutores acabam por adquirir outro veículo (carro mais barato ou mesmo motocicleta). Observo ainda que uma motocicleta termina por ocupar o mesmo espaço de um carro, na pista.


2. BLOG F&SNa sua visão, por que existe esse grande problema de Trânsito no Recife e em grandes capitais?


FERNANDO LOPES: Existem TRÊS grandes pontos. O primeiro é o Governamental, depois econômico e, por último, o socioeducacional. Devido ao aumento da renda per capita, diversas oportunidades de emprego com bons salários, aumentou o poder aquisitivo e impulsionou a compra de veículos (transporte público de péssima qualidade). 

Educacionalmente, O proprietário de veículos não está preparado para oferecer carona a pessoas de sua própria família, por exemplo, diminuindo a quantidade da frota nas ruas. Falo no caso de famílias que possuem mais de dois veículos e, cada membro sai com o seu. A falta de campanhas educativas por parte dos órgãos gestor e fiscalizador colabora em muito com esse fato, em que o condutor (inclusive, de biciclistas, de ônibus, de caminhão) não respeita o pedestre e vice-versa. 

Finalmente vamos falar sobre as falhas do parte do Poder Público. Este tenta responder o mais rápido possível à sociedade, tomando, por isso, atitudes precipitadas. Exemplo disso é o corredor leste-oeste da Av. Boa Vista (governo João Paulo), onde estreitou a via, diminuindo a largura da faixa de rolamento, aumentando as calçadas de ambos os lados. Ora, se eu estreito a pista, ocasiono retardamento do tráfego, originando longos congestionamentos, como se vê diariamente. A falta de construção de vias, falta de transporte público de digna qualidade, ausência do meio fluvial enquanto alternativa de transporte; cito com grande ênfase ainda: pistas esburacadas, retentores de velocidade "a torto-e-à-direita", semáforos em quantidade exagerada (as quais oferecem obstáculos a fluidez). E esse plano de testar o sistema de rodízio será mais um equívoco que trará transtornos sem tamanho.


3. BLOG F&S: Que outra ideia o senhor tem em mente para a melhoria da mobilidade?

FERNANDO LOPES: Construção de vias expressas e semi-expressas, redução de semáforos e dos redutores de velocidade e implantação de passarelas. Estamos dispostos a debater em plenário. O tema é muito mais amplo do que podemos discutir aqui em poucas linhas. Agradeço a oportunidade dada pelo Blog Família e Sociedade para expor ideias e contribuir com a população bem informada.


Agradecemos sua participação, Fernando. Quando quiser estaremos a disposição para o debate.


COPIADO DO BLOG FAMILIA E SOCIEDADE, DIA 17 MAR13.

5 comentários:

  1. Quanta gente estúpida e cega. Olhem para São Paulo, deu certo?
    Com a economia crescendo o cidadão comprará dois automóveis, um com placa ímpar e outro com placa par.
    Automóvel usado hoje tem preço de banana, as facilidades de compra são inúmeras, vão a um leilão e verão.
    Pensem no futuro senhores, porque daqui a 10 anos São Paulo será aqui.

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  2. Olha pessoal, é bem melhor fazer o que esse João Braga tá dizendo, o recife tá parado. Demorou mas vai ser a única solução. Ou tirar os carros com menos de 10 anos de circulação. Sou Cb

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  3. Como esses monstros vão fazer rodízio se não oferecem um transporte público descente!! Eu quero saber onde esses engenheiros de tráfego se formara, pois vou passar em longe!! Estendo isso tbm para os matemáticos do governo, esses caras são mestres Jedi's disfarçados, pois eu nunca consigo entender as contas que esses caras fazem!! Pense! heheh

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  4. Maj Pires, acompanhe a entrevista de Fernando Lopes, conselheiro de Trânsito e Transporte do Recife. Debate contra. É MUITO IMPORTANTE!!

    http://familiaesociedadedebate.blogspot.com.br/2013/03/entrevista-exclusiva-com-fernando-lopes.html

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  5. A ESSES INCOMPETENTES EU PERGUNTO: E OS TRABALHADORES QUE DEPENDEM DO VEICULO PARA SEU SUSTENTO? VAI PEDIR UM CARO DOS SECRETARIOS OU DOS DIRETORES DA PREFEITURA? PERGUNTO TAMBÉM A ESSES INCOMPETENTES O IPVA DEVERÁ BAIXAR POIS SO USAREMOS AS VIAS DE TRNSITO 50% DURANTE O MES. IMORAL

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