sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

NA PMPE ESTÁ SE TORNANDO UMA PRAGA - ELA É A SÍNDROME DO PÂNICO

   
ANO PASSADO PUBLIQUEI UMA MATÉRIA SOBRE OS PROBLEMAS PSICOLÓGICOS E O DESAFIO PARA SE TRATAR OS POLICIAIS, POIS BEM ESSE SERÁ O TEMA ABORDADO NO MEU TCC DO CURSO DE PSICOLOGIA. NÓS ESTAMOS ASSISTINDO NA PM HOJE, NÃO SÓ PRAÇAS MAS VÁRIOS OFICIAIS QUE ESTÃO SENDO MEDICADOS POR PSIQUIATRA, TOMANDO RIVOTRIL, DEVIDO A ESSA SÍNDROME. TODO SOFRIMENTO PSICOLÓGICO É MUITO ANGUSTIANTE, PARA O PACIENTE E PARA A FAMÍLIA QUE ASSISTE A CENAS DE VERDADEIRO TERROR. O TRATAMENTO DA SÍNDROME DO PÂNICO NÃO É FÁCIL, TAMBÉM NÃO  E UMA TAREFA IMPOSSÍVEL, ELA TEM TRATAMENTO, PODE SER ATRAVÉS DE FARMACOQUÍMICOS OU NÃO. ELA ESTÁ LIGADA A UMA ANSIEDADE GENERALIZADA, O ATAQUE DO PANICO, GANHA FORÇA AOS POUCOS, MUITAS HORAS ANTES DO SURTO AGUDO DA SÍNDROME.
VEJAM ALGUNS SINTOMAS DESSE PROBLEMA:

  • - Tonturas que levam ao pânico.
  • - Arrepios e calores seguidos de ansiedade.
  • - Falta de ar e apertos na garganta e no peito.
  • - Falta de conexão com o que se passa à sua volta.
  • - Preocupações obsessivas e pensamentos indesejados.
  • - Batimento cardíaco muito rápido e formigamento no corpo.
  • - Um medo aterrorizador que o pânico vai fazer você passar dos limites.
SITUAÇÕES QUE ACONTECEM COM PESSOAS COM SÍNDROME DO PÂNICO:
  • - Ir parar ao pronto-socorro ou ao hospital porque pensam que estavam a ter um ataque cardíaco, mas afinal era ansiedade.
  • - Medo de parar de respirar porque têm um aperto no peito e a respiração irregular.
  • - Medo dirigir e ficar parada no trânsito, numa ponte ou num sinal vermelho.
  • - Nervosismo e medo de perder o controle e ficar maluca.
  • - Ter pensamentos ansiosos que não consegue parar.
  • - Desconforto em lugares fechados como shoppings, supermercados, cinemas, transportes públicos.
  • - Nervosismo e ansiedade em situações que antes eram normais.
É UM PROBLEMA GRAVE? É LÓGICO QUE É, MAIS NÃO ADIANTE SE DESESPERAR, E PRECISO PROCURAR TRATAMENTO, NÃO TENHAM VERGONHA, PROCURE UM PROFISSIONAL, FALE SEU PROBLEMA PARA SEU SUPERIOR, SEU AMIGO, E TRATE-SE SAÚDE É COISA SÉRIA. EU QUANDO VEJO ESSAS COISAS ACONTECENDO COM OFICIAIS QUE ANTES ERAM TÃO OPERACIONAIS E QUE CONVIVIAM TÃO BEM NO SEIO DA TROPA, EU ME LEMBRO DO FILME DE BATMAN, QUANDO UM BANDIDO DESCOBRIU UM GÁS ATERRIZADOR, ONDE ELE ESPARGIA AQUELE GÁS E A PESSOA QUE O ASPIRAVA TINHA, NA HORA UM ATAQUE DE PANICO, NO FILME O BATMAN CONSEGUIU UM ANTÍDOTO, NA VIDA REAL TAMBÉM TEMOS É SÓ PROCURAR " UMA CASA SÉRIA, QUE CUIDE DO SEU PROBLEMA PROFISSIONALMENTE..." UM PSIQUIATRA OU UM PSICOLOGO. 

7 comentários:

  1. E A CULPA É DE QUEM ATUALMENTE? POIS ISSO NUNCA EXISTIU NA CORPORAÇÃO,. SERÁ O FAMIGERADO PACTO PELO PANICO QUE NÃO SERVE PARA NADA E NUNCA DEU CERTO? É SO PROPAGANDA POLITICA.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Não concordo, o que o conpanheiro colocou no seu comentário. Antigamente era bem pior, com os coroneis no poder, prendia pai de familia, pms que não dava continéncia. Que não levantava quando ele passava prendia támbém e outras arbitráriedades era um infeno aquela época. Ainda bem que o governo de dudu mudou um bocado de coisa. Sou cb pmpe

    ResponderExcluir
  4. Isso poderia ser resolvido facilmente se o Governo soubesse aproveitar os próprios profissionais que se formam todos os anos em nossas faculdades! Só para explicar melhor: Só aqui na UPE-Garanhuns, existem Cursando Psicologia, 05 (cinco) policiais militares; Isto mesmo, "CINCO" policiais militares que logo estarão formados. Pra ser mais claro, ainda este ano 03 (três)policiais militares estarão formados.
    Vemos claramente o nível de Stress dentro das corporações, digo, vemos porque sou um Policial Militar da Ativa, trabalho nas ruas e mesmo sendo um estudante do 9º Período de Psicologia, às vezes não é fácil se controlar nas ocorrências. Não é a toa que nossos professores nos orientam a fazer-mos acompanhamento psicológico. Voltando ao assunto, o Governo poderia aproveitar estes profissionais e coloca-los nos Batalhões para cuidar dos nossos Policiais, por que a tendência é piorar cada vez mais...
    Ass.: PM da Ativa - "GT"

    ResponderExcluir
  5. Poxa major, gostei do que vi, pois muitos desses sintomas eu sinto!!!

    Principalmente na parte da ansiedade!!!

    Marquei a 3 meses uma consulta lá na parte psicológica do CAS e sexta passada foram que ligaram para mim para marcar o dia de ir!!! Pense!!

    Mas estou disposto a seguir um tratamento para melhorar minha qualidade de vida!

    Afinal: "Mens sana in corpore sano"!!

    Muito boa a mátéria, congratulations to you!

    ResponderExcluir
  6. Talvez o colega nao percebeu, mas a maioria desses pms estressados são os mais operacinais. Que acha que pode dar conta de tudo!!! Tú és de carne e osso, faz teu serviço, dar uma saída com teus filhos tua mulher e ver se não dica bitolado em um sistema complexo demais. O teu estresse vai embora! Boa sorte! Sou cb

    ResponderExcluir
  7. Ok, Major. Cheguei a ter a síndrome do pânico... ao ver UM POLICIAL vestido com a farda da PM e me imaginava vestida (passei trinta dias em LTS devido a prblemas físicos) meu coração palpitava... parecia que eu ia ter um infarto...estava saturada; acordava durante a noite p tomar banho... queria acordar meu filho.... é um desrespeito tremendo por parte de certos gerentes... Não vou entrar em detalhes p não ser identificada...

    ResponderExcluir