segunda-feira, 29 de outubro de 2012

MAJOR PIRES, 17 ANOS -INICIO DA CARREIRA MILITAR, UMA VIDA BASTANTE DURA.








QUANDO EU COMPLETEI 16 ANOS, MEU PAI, O VELHO JOSÉ PIRES DE SOUZA, NASCIDO EM 1906, MORREU. AOS 17 ANOS ENTREI NA MARINHA DO BRASIL, NA EAMPE, ESCOLA DE APRENDIZES MARINHEIRO DE PERNAMBUCO, NA AV. OLINDA, EM OLINDA-PE, AOS 18 ANOS FUI PARA O RIO DE JANEIRO, BASE NAVAL DE MOCANGUÊ, DEPOIS ILHA DAS COBRAS, DEPOIS PRAÇA MAUÁ CENTRO DO RIO E TIVE A OPORTUNIDADE DE EMBARCAR NO NAVIO TANQUE MARAJÓ, O G-27, VIAJEI PARA A ÁFRICA E TIVE A HONRA DE CONHECER VÁRIOS PAÍSES DE LÍNGUA PORTUGUESA E FRANCESA, PASSANDO 2 MESES E NO OUTRO ANO VOLTEI E PASSEI MAIS DOIS MESES. ESSE NAVIO ME TROUXE GRANDES ALEGRIAS E ME DEU A OPORTUNIDADE DE CONHECER TODO O PAÍS E VÁRIOS PAÍSES DO MUNDO. ONDE A ESQUADRA IA, ESTAVA LÁ O VELHO E BOM NAVIO TANQUE MARAJÓ, G 27, PARA ABASTECER A ESQUADRA, NÃO IMPORTAVA A HORA, A PROFUNDIDADE, SE ESTAVA CHOVENDO SE FAZIA SOL, FRIO CALOR, NADA IMPORTAVA, SE OS NAVIOS DA ESQUADRA PRECISAVA DE ABASTECIMENTO LÁ ESTÁVAMOS NÓS. EITA TEMPO BOM! O TEMPO PASSA MUITO LIGEIRO, ESPERO UM DIA PODER SUBIR A BORDO DO MARAJÓ E SEGUI ATÉ A DIVISÃO  "I" (ÍNDIA), SETAR NAQUELE BELICHE, ONDE MUITAS VEZES EU ME DEITAVA, ME COBRIA DE CABEÇA AOS PÉ, E CHORAVA BASTANTE COM SAUDADE DE CASA, COM APENAS 18 ANOS. MAS DEUS OUVIU MINHAS PRECES. ME LEMBRO DE QUANDO TIVE DE DEIXAR O NAVIO, DESEMBARCAR, QUE TRISTEZA TÃO GRANDE, DEPOIS DE MAIS DE 02 ANOS A BORDO DO G-27, ONDE SE SOMADAS AS MILHAS NAVEGADAS DARIA PARA DAR MAIS DE 05 VOLTAS COMPLETAS NA TERRA, ISSO REGISTRADO EM CARTEIRA REGISTRO, DOCUMENTO OBRIGATÓRIO PARA O REGISTRO DE BORDO, FOI DOLORIDO. DEPOIS PASSEI MAIS UNS 10 MESES EM TERRA E PEDI BAIXA DA MARINHA, MUITOS AMIGOS DIZIAM TU VAI FAZER O QUE NO RECIFE, NO NORDESTE? E EU DISSE VOU ENTRAR NA POLICIA MILITAR DE PERNAMBUCO, FOI A MAIOR GAIATICE, POLICIA ERA COISA DE TERCEIRA, MAS SAI, VOLTEI, FIZ A PROVA PASSEI ENTREI NA PMPE. SOU MAJOR, MAIS FOI GRANDE A LUTA. HOJE MUITOS ABESTALHADOS NA PMPE TENTAM APAGAR MEU BRILHO, MS NÃO ADIANTA ESTÁ ESCRITO EU NASCI PARA VENCER. GRAÇAS A DEUS, MEUS PAIS, MEUS VERDADEIROS AMIGOS E A MINHA FAMÍLIA. OBRIGADO A TODOS E AGRADEÇO A MARINHA DO BRASIL, PELO PERÍODO QUE PASSEI POR LÁ.

3 comentários:

  1. É isso aí Pires. Apesar de você não gostar do Lula ele falou uma grande verdade: Nos somos odiados pelos nossos inimigos, não pela coisas erradas que fazemos, mas pelo sucesso que conseguimos"

    ResponderExcluir
  2. Não se apaga um brilho quando a fonte de luz é inesgotável, e vc gai de mato, já provou isso para seus amigos Asp92, na APMP e nos batalhões por onde serviste. Parabéns pela força e perseverança, parabéns por ser o amigo que vc é.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns Pela Bela carreira Militar Que Passou Pela Uma Instituição Digna Com a Marinha do Brasil

    ResponderExcluir