quarta-feira, 30 de maio de 2012

FILOSOFIA DOS QUADRANTES, NO COMEÇO ERA ASSIM.

QUANDO O PROJETO QUADRANTE FOI CONCEBIDO E APRESENTADO AO GOVERNADOR, DE IMEDIATO FOI ACEITO. É UM PROJETO INOVADOR QUE VALORIZA O SERVIÇO DO PRAÇA E DO OFICIAL, QUE PRECISAM PENSAR PARA AGIR. ORA, FOI DIVIDIDO A ÁREA EM PEQUENAS QUADRÍCULAS ONDE O POLICIAMENTO ALI DENTRO TERIA QUE PENSAR E TENDO O CONHECIMENTO, SUPORTE EXTERNO, COMO VIATURA EQUIPADA COM RÁDIO, SINAIS SONOROS E LUMINOSOS, COLETES ARMAMENTOS, CONES ETC, INFORMAÇÕES SOBRE ÍNDICES CRIMINAL DENTRO DO QUADRANTE, HORA DOS EVENTOS CRIMINOSOS... AGIRIAM NO COMBATE A CRIMINALIDADE DA SEGUINTE MANEIRA: 1º- FAZENDO O POLICIAMENTO OSTENSIVO E PREVENTIVO, COM 2 MOTOS E 1 GT A 2PMs, NUMA VELOCIDADE NUNCA SUPERIOR A 40 KM/h, FARÓIS E LUMINOSOS ACESOS, TOCANDO A CIRENE SEMPRE NOS CRUZAMENTOS E NO MEIO DAS RUAS E AV. LONGAS; 2º- TER CONHECIMENTO DE TUDO QUE HA IMPORTANTE EM SEU QUADRANTE, COMO: BANCOS, FARMÁCIAS, COMÉRCIOS, POSTOS DE GASOLINA, LOTÉRICAS,ONDE FICA OS PONTOS DE DROGAS, BARES E INFERNINHOS, ESCOLAS ETC E PASSAR A AGIR FORTE NESSES LOCAIS TENTANDO INIBIR A VIOLÊNCIA, O COMETIMENTO DO CRIME, A VENDA E USO DE DROGAS, O SOM ALTO, AGLOMERAÇÕES SUSPEITAS... 3º- REUNIR COM LIDERES DA COMUNIDADE ONDE TRABALHA, MANTENDO UMA REDE DE INFORMANTES E DE AMIZADES, COM COMERCIANTES DIRETORES DE ESCOLAS, PORTEIROS, GERENTES DE BANCO, POSTO DE GASOLINA E LOJAS... 4º- REUNIR AS EQUIPES SEMANALMENTE OU MENSALMENTE E CONVERSAREM A RESPEITO DE SEUS QUADRANTES, INTERAGIR COM AS EQUIPES 5º - TER UMA PASTA ATUALIZADA COM NOME DE BANDIDOS, FOTOS, ESTATÍSTICAS DO QUADRANTE E ORDENS DE SERVIÇO, BEM COMO MAPA DO SETOR CONTENDO OS PONTOS QUENTES E PONTOS DE ESTACIONAMENTOS... ISSO É PENSA O QUADRANTE, OS POLICIAIS TERIAM AUTONOMIA DE AGIR, POLICIAR E ATENDER AO COPOM, CIODS, OFICIAIS DE OPERAÇÕES. A FISCALIZAÇÃO POR GPS, NO GEO CONTROL, ATÉ DE CASA SE FAZ ISSO, ALÉM DE O OFICIAL PASSAR DIARIAMENTE NOS QUADRANTES E PROCURAR SABER COMO VAI O POLICIAMENTO, VER A PASTA, FAZER BLITZ COM A EQUIPE, MOTIVAR OS PRAÇAS... ISSO É PENSAR, É FAZER UM POLICIAMENTO INTELIGENTE, FOI PRA ISSO QUE OS QSPA FORAM CRIADOS. SERÁ QUE ESTÁ SENDO FEITO DESSA ANEIRA. COM TODA CERTEZA NÃO. O GOVENADOR SABE DISSO? NÃO. COMO ESTÁ OS QUADRANTES.? A CULPA É DOS CMT DE BPM? NEM TANTO. O MODELO TEM MUITAS FALHAS E PRECISAR SER REVISTO, É PRECISO RODAR O PDCA. TODOS SABEM COMO, ENTÃO PORQUE NÃO É FEITO, A SDS SÓ FAZ COBRANÇAS... VOU ENCERRAR POIS ENÃO FALO A NOITE TODA

6 comentários:

  1. MIM LEMBRO DO IMPLANTAMENTO DOS QUADRANTES FUI UMAS DAS PRIMEIRA 4 GTs QUE TEVE O SEU PREFIXO ALTERADA PARA IMPLANTAÇÃO DOS QUADRANTES, O FATO É QUE NAQUELE TEMPO SE TINHA UNIÃO ENTRE OS PRAÇAS QUE SE CONHECIA SE RESPEITAVA E SE AJUDAVA, NÃO SOLICITAVA APÓIO NA FREQUÊNCIA PRA NÃO CHEGAR 3,4 OU 5 GUARNIÇÕES,PORÉM COM A FALTA DE ESTÍMOLO OS VELHOS COMPANHEIROS FORAM SAINDO AOS POUCOS E A EQUIPE FOI SE DESFAZENDO, COMEÇARAM A PENSAR EM "PBFs" PORQUE????? SERÁ QUE É DE FATO POLICIAMENTO OSTENSIVO OU É APENAS POR OUTRAS RAZÕES?????? PORQUE OS PBFs É EM SUA MAIORIA PRÓXIMOS A GRANDES PRÉDIOS COMERCIAIS?????? SERÁ QUE É PELO SIMPLES FATO DE SE EVITAR ASSALTOS MESMO??????? FICA AS PERGUNTAS NO AR, ALÉM DE UMA QUE MIM FAÇO DESDE QUE EU ENTREI NA GLORIOSA, SERÁ QUE A NOSSA POLÍCIA TEM GEITO???????? JÁ VI MUITA COISA QUE NÃO POSSO COMENTAR,TUDO ISSO FOI DESGASTANDO A TROPA, QUE SÓ PENSA EM SAIR OU DO BATALHÃO OU DA POLÍCIA, EU ESTOU MIM PREPARANDO E EM NOME DE JESUS VOU SAIR PORÉM DE CABEÇA ERGUIDA, POIS FIZ O MEU MELHOR EM MEIO A TANTA COISA ERRADA QUE EXISTE,MIM LEMBRO QUANDO O ENTÃO CAP. PIRES ERA CMT DA 1ª Cia DE BOA VIAGEM QUE TEMPOS BONS. ÍNDICES ALCANÇADOS REDUÇÃO DE CVLI E CVP PORÉM ISSO NÃO CREDENCIOU UM OFICIAL DE SEU GABARITO PRA NADA MUITO PELO CONTRÁRIO FOI VÍTIMA DA INVEJA DAQUELES QUE NÃO TEM A MESMA POSTURA E INTELIGÊNCIA, ALIÁS ISSO É PRA POUCOS A MAIORIA SÓ USA AS ESTRELAS PRA PODER TER ALGUMA COISA,MAS VAMOS PERSISTIR QUEM SABE UM DIA PESSOAS RECONHEÇAM QUE SÓ PESSOAS COM A MENTE ABERTA EPREPARADA QUE PODE COMBATER DE FORMA PRECISA A CRIMINALIDADE, UM ABRAÇO AO MELHOR OFICIAL DA GLORIOSA.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ok! big-baba! rssssssssssssss

      Excluir
  2. Lembro plenamente !!! Grande major pires, custumo dizer que existe CHEFE e LIDER, é ser um lider não são para todos, a politica de motivação do serumano tem que existir sempre, e essa politica de motivção qeu faz as coisas moverem para melhor, e ser lider é muiiito dificil para a grande maioria nesse universo chamado militarismo, e muiiitas vezes as coisas se movem pra melhor por causa de uma palavra chamda RESPEITO , e isso a 1 cia com o major pires exitia, isso é ser LIDER, e muiitos querem ser chefe, é por isso qeu a policia está nessa desmotivção chamada, FAZER O FEIJÃO COM ARROZ!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. bota esse teu major pra ser cmt.geral!!!
      assim como os outros,ele vai ser mais um capacho de governador!!!
      praça abestalhado!!!

      Excluir
  3. A ideia dos Quadrantes, foi bastmte produtiva mas como falou o nobre colega,surigiram os PBFs Eternos.A Policia desmotiva desde a entrada, entramos pq precisamos e gostamos, mas ela nao ajuda, acho que os concursos deveriam ser regionalizados, pois evitava de companheiros do interior ficarem por aqui mendigando uma transferencia, para ficarem perto de seus familiares,a nao se por sua opcao.Os Comandantes tem que saber que por tras do PM que os promovem, existe o homem, a mulher que tem suas necessidades e nao podem ser visto apenas como MAIS 1,soldado ou cabo.Valorizem a TROPA honrem a voces mesmo.

    ResponderExcluir
  4. ABESTALHADO está sendo você meu caro praça que não entendi o SISTEMA. fazer o que meu amigo se o SISTEMA de outrora já era assim, não temos autonomia de nada "manda quem pode" e os oficias que chegam no comando geral nenhum pode, porque são obrigados a serem capachos mesmo como você falou, são obrigados entrar no jogo também, senão são colocado outros nos lugares deles. agora! se todo mundo fosse um só pensamento e uma só atitude as pms seriam outras. FICA A REFLEXÃO.

    ResponderExcluir