quarta-feira, 14 de março de 2012

O QUE ESTÁ ACONTECENDO? LOUCADEMIA DE POLICIA?



O serviço Policial, por si só, já é muito estressante, imaginem agora, um policial com algum tipo de transtorno mental. O Policial, que tem o dever de tomar decisões imediatas, rápidas e acertadas, tudo isso sob pressão, na maioria das vezes, sob risco da prórpia vida, vilipendio público, um profissional que anda sempre ARMADO, com arma letal a vida humana. o Policial não pode errar, se errar tudo vira contra ele próprio.
hoje, comprovadamente, o nivel de stress dentro da Corporação PMPE, é muito alto, muitos Policiais estão tirando licença médica por vários transtornos psicológicos e esses tipos de diagnósticos tem tirado por muito tempo o Policial do serviço, muitos afastados por mais de 90 dias anuais, num total prejuizo administrativo e financeiro, sem contar com o grande problema para o individuo e sua familia. "O stress é o estado intermediário entre a saúde e a doença", isso não aparece de um dia para o outro e uma grande parte dos policiais estão com os vários sintomas do stress, que pode ir desde uma simples dor de cabeça, disturbios do sono, irritabilidade, cansaço, dificuldade de concentração, problemas digestivos, pressão alta, problemas cardiácos, alcoolismo, tensão muscular etc, até chegar a disturbios psiquicos, como sindromes, depressão, pânico etc. no 19º BPM, quase 2% está de licença devido a algum tipo de diagnostico ligado a problemas psicológicos, isso significa afastamento do serviço por mais de 90 dias em média, isso sem contar as outras várias licenças semanais de 1, 2, 3 dias ou mais, e no fundo quando vai ver o motivo, são enfermidades mais psicológicas, de fundo emocional, do que uma patologia mais séria.
haja vista essa situação, espero que um estudo seja feito pelo gabinete de psicologia da PMPE, levantando os diversos fatores que têm conduzido a esse diagnóstico, se há problemas de auto estima, problema motivacional, ou até outros de cunho mais pessoal e que mereçam um cuidado específico por parte do gabinete, embora alguns já estejam sob acompanhamento daque gabinete.
Acredito que da mesma maneira que temos dentistas e médicos dentros de alguns Batalhões, haveria a necessidade de termos um psicólogo também, nas unidades. Imaginemos um jovem que participa de um tiroteio, ver alguém morrer em sua frente, muitas vezes por ferimentos causados pelo próprio PM, isso gera um trauma, que dependendo da RESILIENCIA, do individuo, e se não tratado pode desencadear um problema futuro. Acredito que o caso é sério e carente de estudo e de atenção.



JOSE PIRES DE SOUZA FILHO- MAJ PM
CHEFE DA SEÇÃO DE OPERAÇÕES- 19ºBPM





1 comentários:

Anônimo

Mar 14, 2012 10:26 AM

Mais uma vez parabéns pela coragem, isso só reforça que precisamos cada vez mais de oficiais com essa postura, sabemos o que temos que fazer, então precisamos ter oficias que nos apoie e não só queira nos prejudicar como é o caso de tantos na gloriosa, se acham verdadeiros donos da polícia no entanto se deixar esse emprego vai chupar dedo pelo simples fato de não saber fazer outra coisa,entretanto os Sds estão se preparando cada vez mais para sair da polícia e deixa-la para os "verdadeiros donos, os oficias" se tivésse-mos pelo menos 50% de oficiais com essa mentalidade a PM seria outra com certesa, só quem já trabalhou com o Major Pires pra saber que o que ele fala de fato ele aplica e não é como a maioria deles que falam uma coisa e botam pra f..... nos praças, parabéns Gai de mato mais uma vez......

Um comentário:

  1. Mais uma vez parabéns pela coragem, isso só reforça que precisamos cada vez mais de oficiais com essa postura, sabemos o que temos que fazer, então precisamos ter oficias que nos apoie e não só queira nos prejudicar como é o caso de tantos na gloriosa, se acham verdadeiros donos da polícia no entanto se deixar esse emprego vai chupar dedo pelo simples fato de não saber fazer outra coisa,entretanto os Sds estão se preparando cada vez mais para sair da polícia e deixa-la para os "verdadeiros donos, os oficias" se tivésse-mos pelo menos 50% de oficiais com essa mentalidade a PM seria outra com certesa, só quem já trabalhou com o Major Pires pra saber que o que ele fala de fato ele aplica e não é como a maioria deles que falam uma coisa e botam pra f..... nos praças, parabéns Gai de mato mais uma vez......

    ResponderExcluir