quinta-feira, 23 de maio de 2013

HOMEM QUE INVENTOU LÂMPADA QUE NÃO QUEIMA É AMEAÇADO DE MORTE.




A BATERIA DE UM CELULAR MORRE EM DOIS ANOS, UM COMPUTADOR EM QUATRO, A GELADEIRA ESTÁ TENDO PROBLEMAS EM OITO ANOS E DE REPENTE, EM UM BELO DIA, A TELEVISÃO LHE DIZ ADEUS.
“NÃO HÁ NADA PARA SE FAZER ALÉM DE COMPRAR OUTRA”.
É POSSÍVEL FAZER PRODUTOS QUE DUREM MAIS DO QUE ISSO? QUEM SABE A VIDA TODA?
BENITO MUROS DA SOP (SEM OBSOLESCÊNCIA PROGRAMADA), DIZ QUE É POSSÍVEL. POR ISSO ESTÁ AMEAÇADO DE MORTE.
O CONCEITO DE OBSOLESCÊNCIA PROGRAMADA SURGIU ENTRE 1920 E 1930 COM A INTENÇÃO DE CRIAR UM NOVO MODELO DE MERCADO, QUE VISAVA A FABRICAÇÃO DE PRODUTOS COM CURTA DURABILIDADE DE MANEIRA PREMEDITADA OBRIGANDO OS CONSUMIDORES A ADQUIRIR NOVOS PRODUTOS DE FORMA ACELERADA E SEM UMA NECESSIDADE REAL.
AS LÂMPADAS E A LUTA DE BENITO MUROS RESPONDEM A UM NOVO CONCEITO EMPRESARIAL, BASEADO EM DESENVOLVER PRODUTOS QUE NÃO CADUQUEM, COMO AQUELAS GELADEIRAS FRIGIDAIRE OU MÁQUINAS DE LAVAR WESTINGHOUSE QUE DURAVAM A VIDA TODA.
UMA FILOSOFIA EMPRESARIAL MAIS CONFORME COM NOSSOS TEMPOS, GRAÇAS À COMERCIALIZAÇÃO DE PRODUTOS QUE NÃO ESTEJAM PROGRAMADOS PARA TER UMA VIDA CURTA, SENÃO QUE RESPEITEM O MEIO AMBIENTE E QUE NÃO GEREM RESÍDUOS QUE, POR VEZES, ACABAM DESEMBOCANDO EM CONTAINERS DE LIXO NO TERCEIRO MUNDO.
A IDÉIA É MUITO BOA, MAS O COMERCIO, O EMPREGO A ECONOMIA E CONSEQUENTEMENTE A VIDA MUDARIA RADICALMENTE. IMAGINE UM CARRO PRA VIDA TODA, UMA GELADEIRA, SOFÁ, TV TUDO QUE DURARIA A VIDA TODA, É BRONCA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário