A BATERIA DE UM CELULAR MORRE EM DOIS ANOS, UM COMPUTADOR EM QUATRO, A
GELADEIRA ESTÁ TENDO PROBLEMAS EM OITO ANOS E DE REPENTE, EM UM BELO DIA, A
TELEVISÃO LHE DIZ ADEUS.
“NÃO HÁ NADA PARA SE FAZER ALÉM DE COMPRAR OUTRA”.
É POSSÍVEL FAZER PRODUTOS QUE DUREM MAIS DO QUE ISSO? QUEM SABE A VIDA TODA?
BENITO MUROS DA SOP (SEM OBSOLESCÊNCIA PROGRAMADA), DIZ QUE É POSSÍVEL. POR ISSO ESTÁ AMEAÇADO DE MORTE.
“NÃO HÁ NADA PARA SE FAZER ALÉM DE COMPRAR OUTRA”.
É POSSÍVEL FAZER PRODUTOS QUE DUREM MAIS DO QUE ISSO? QUEM SABE A VIDA TODA?
BENITO MUROS DA SOP (SEM OBSOLESCÊNCIA PROGRAMADA), DIZ QUE É POSSÍVEL. POR ISSO ESTÁ AMEAÇADO DE MORTE.
O CONCEITO DE OBSOLESCÊNCIA PROGRAMADA SURGIU ENTRE 1920 E 1930 COM A
INTENÇÃO DE CRIAR UM NOVO MODELO DE MERCADO, QUE VISAVA A FABRICAÇÃO DE
PRODUTOS COM CURTA DURABILIDADE DE MANEIRA PREMEDITADA OBRIGANDO OS
CONSUMIDORES A ADQUIRIR NOVOS PRODUTOS DE FORMA ACELERADA E SEM UMA NECESSIDADE
REAL.
AS LÂMPADAS E A LUTA DE BENITO MUROS RESPONDEM A UM NOVO CONCEITO
EMPRESARIAL, BASEADO EM DESENVOLVER PRODUTOS QUE NÃO CADUQUEM, COMO AQUELAS
GELADEIRAS FRIGIDAIRE OU MÁQUINAS DE LAVAR WESTINGHOUSE QUE DURAVAM A VIDA
TODA.
UMA FILOSOFIA EMPRESARIAL MAIS CONFORME COM NOSSOS TEMPOS, GRAÇAS À COMERCIALIZAÇÃO
DE PRODUTOS QUE NÃO ESTEJAM PROGRAMADOS PARA TER UMA VIDA CURTA, SENÃO QUE
RESPEITEM O MEIO AMBIENTE E QUE NÃO GEREM RESÍDUOS QUE, POR VEZES, ACABAM
DESEMBOCANDO EM CONTAINERS DE LIXO NO TERCEIRO MUNDO.
A IDÉIA É MUITO BOA, MAS O COMERCIO, O EMPREGO A ECONOMIA E CONSEQUENTEMENTE A VIDA MUDARIA RADICALMENTE. IMAGINE UM CARRO PRA VIDA TODA, UMA GELADEIRA, SOFÁ, TV TUDO QUE DURARIA A VIDA TODA, É BRONCA!
Nenhum comentário:
Postar um comentário