terça-feira, 13 de novembro de 2012

O SECRETÁRIO DE DEFESA SOCIAL FOI INFELIZ AO DAR DECLARAÇÃO A FOLHA DE SÃO PAULO.



















Ao menos 229 policiais civis e militares foram assassinados neste ano, mostra levantamento com dados oficiais dos Estados
Com 98 vítimas, São Paulo acumula quase metade dos crimes, apesar de concentrar 1/3 do efetivo do país
Um policial é assassinado a cada 32 horas no país, revela levantamento feito pela Folhanas secretarias estaduais de Segurança Pública.
De acordo com esses dados oficiais, ao menos 229 policiais civis e militares foram mortos neste ano no Brasil, sendo que a maioria deles, 183 (79%), estava de folga.
O número pode ser ainda maior, uma vez que Rio de Janeiro e Distrito Federal não discriminam as causas das mortes de policiais fora do horário de expediente. O Maranhão não enviou dados.
São Paulo acumula quase a metade das ocorrências, com 98 policiais mortos, sendo 88 PMs. E só 5 deles estavam trabalhando. O Estado concentra 31% do efetivo de policiais civis e militares do país, mas responde por 43% das mortes desses profissionais em 2012.
Pará e Bahia aparecem empatados em segundo, cada um com 16 policiais mortos.
Para Camila Dias, do Núcleo de Estudos da Violência da USP, o número é elevado. “Apenas para comparação, no ano de 2010 foram assassinados 56 policiais nos EUA.”
Segundo ela, a função desempenhada pelos policiais está relacionada ao alto número de mortes, mas em São Paulo há uma ação orquestrada de grupos criminosos, que leva ao confronto direto com a Polícia Militar.
Os PMs foram as principais vítimas, no Brasil e em São Paulo: 201, ante 28 civis.
VULNERÁVEL
Para a pesquisadora da USP, a maioria dos policiais é morta durante a folga porque está mais vulnerável e a identificação dos atiradores é difícil.
Guaracy Mingardi, ex-subsecretário nacional de Segurança Pública, diz que os dados revelam uma “caça” a policiais.
Segundo ele, trata-se de um fenômeno recente, concentrado principalmente em São Paulo numa “guerra não declarada” entre PMs e chefes da facção criminosa PCC.
Cabe à polícia, diz Mingardi, identificar os mandantes e a motivação dos crimes para evitar uma matança após a morte de um policial.
Muitos dos policiais morrem em atividades paralelas à da corporação, no chamado bico. “A minha responsabilidade é com o policial em serviço”, diz o o secretário de Defesa Social (responsável pela segurança pública) de Pernambuco, Wilson Sales Damásio, onde morreram 14 policiais neste ano.
Em vários Estados, os policiais reclamam de falta de assistência. “Já houve o caso de um policial ameaçado que foi viver na própria associação até achar uma nova casa”, afirma Flavio de Oliveira, presidente da Associação de Cabos e Soldados da Polícia Militar do Espírito Santo.
Por 

EDITORIAL DO BLOG
      VÁRIAS POLICIAIS CIVIS E MILITARES DE PERNAMBUCO, POSTARAM COMENTÁRIOS NAS REDES SOCIAIS, CONTRÁRIOS A DECLARAÇÃO DO SECRETÁRIO ONDE ELE DIZ: “A minha responsabilidade é com o policial em serviço”, AS ENTIDADES DE CLASSE E BLOGs  TAMBÉM CRITICARAM A POSIÇÃO DO SDS/PE, POIS ELE PODERIA DIZER O QUE DISSE DE OUTRA FORMA: QUE NÃO TEM COMO CONTROLAR O QUE O POLICIAL FAZ NA FOLGA, QUE DURANTE A FOLA O POLICIAL SE TRANSFORMA EM UM ALVO MAIS FÁCIL, POIS ESTÁ DESAMPARADO DOS APETRECHOS MILITARES COMO COLETES E ARMAMENTOS MAIS ADEQUADOS A DEFESA, QUE O ESTADO TEM UMA GEOGRAFIA DIFERENCIADA,  QUE OS FATOS FORAM ISOLADOS E INVESTIGADOS... INÚMERAS MANEIRAS DE FALAR, AGORA DIZER QUE SÓ SE RESPONSABILIZA COM O POLICIAL DE SERVIÇO, ISSO FERIU O SENTIMENTO DO POLICIAL QUE SE SENTIU DESAMPARADO PELA SECRETARIA, PORÉM ACREDITO QUE ESSA DECLARAÇÃO NÃO TENHA SIDO POR MALDADE, FOI SÓ UMA INFELIZ DECLARAÇÃO, MAS HÁ A PREOCUPAÇÃO MUITO GRANDE POR  PARTE DOS CMT GERAL E DO CHEFE DE POLICIA COM SEUS SUBORDINADOS, NÃO VAMOS POLEMIZAR, PRECISAMOS É NOS UNIR E CONTINUARMOS A PROPORCIONAR O GRANDE SERVIÇO QUE TEMOS FEITO NA SEGURANÇA DE NOSSO ESTADO, SECRETÁRIOS PASSAM E AS INSTITUIÇÕES PERMANECEM.

15 comentários:

  1. esse adados estão errado em pernanbuco foram 15 policiais militare ultimo pm foi o sgt de Garanhuns estes dados sairam no incio de outubro acredito que ja passa dos 300 policiais no Brasil.fora estes estados que não querem divulgar e policiais civil de pernanbuco 04 vitimas de homicidio so este ano. no total de 19 policiais entre pm e civil so não tenho dados de agente penitenciarios e sem contar os que se suicidaram o coronel, uma fem em goina um no presidio, e um tenente reformado.

    ResponderExcluir
  2. é o secretario ta de barriga cheia e cercado de segurança ou seja policiais e que deveriam estar na rua para dar segurança aos cidadões, mais se esqueceu de nos pagar o pjes aqui no 2BPM, ou foi um deslize do comandante secretario, isto e de sua responsabilidade queremos o nosso dinheiro tropa revoltada, ja que não temos valor e estamos jogados apropria sorte.

    ResponderExcluir
  3. pague o meu dinheiro, pague o meu dinheiro, mais pague o meu dinheiro, estamos sem receber o dinheiro da jornada extra, uma pergunta cel ta onde o nosso dinheiro, pois nunca vi um batalhão errar tanto as diarias não paga o pjes não paga e os praças ou seja os soldados e os cabos que se aronbem, uma pergunta cel. as fem não tira serviço extra na praia porque? me explique por ser mulher mais na hora do ingresso na pmpe tem mais direito de que os masculino o batalhão que ja foi o Dois de ouro hoje e o Dois de lata, 2°BPM queremos nosso dindin.

    ResponderExcluir
  4. Gai de mato fale alguma coisa sobre a gratificação do GATI

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ô ZÉ MANÉ, O MAJOR GAI DE MATO ESTÁ NEM AÍ PRA VCS
      ELE QUER MESMO É PROMOÇÃO E UMA BOQUINHA NO MEIO POLÍTICO, SEJA NA CAPITAL OU NO INTERIOR POR ONDE ELE ANDA, COM INTUITO DE MAMAR NUMA TETA TAMBÉM!

      Excluir
  5. FOI INFELIZ? NÃO, FOI IRRESPONSAVEL, POIS SE ELE NÃO SABE O PM ESTÁ DE SERVIÇO O TEMPO TODO.ISSO É CASO PARA EXONERAÇÃO. NÃO HA MAIS CONDIÇAO PARA OBTER A CONFIANÇA DA TROPA . SE É QUE TEVE ALGUMA VEZ. LAMENTAVEL....

    ResponderExcluir
  6. Não quero que este cara seja responsável comigo nem de serviço pois o conheço como é imcompetente e agora fulero, queria saber se o governador concorda se não concorda exonera o cara que hoje não seria nada se tentase um concurso pois é semi analfabeto, olhe que eu conheço, pedi pra sair cagão, e vc major opine.

    ResponderExcluir
  7. Com certeza ele NÃO foi infeliz... está deixando claro à sociedade QUE MORTES fora do serviço é culpa do proprio policial... nós somos o ESTADO!! O ESTADO é responsável por nós, sim!!

    http://familiaesociedadedebate.blogspot.com.br

    Valéria Martins Lopes

    ResponderExcluir
  8. lamentavel esse comentario,O policial mesmo de folga, não deixa de ser policial.

    ResponderExcluir
  9. É ESSA PESSOA QUE SE DIZ SECRETARIO DE SEGURNÇA, NÃO POSSUI NENHUMA CAPACITAÇÃO NA AREA DE SEGURANÇA PÚBLICA. DEIXE A POLICIA MILITAR PARA MILITARES, QUANDO VÃO APRENDER QUE PARA DIRIGIR UMA CORPORAÇÃO COMO A POLICIA MILITAR É NECESSARIO INGRESSAR NUMA ACADEMIA MILITAR, PASSAR 3 ANOS, DEPOIS FREQUENTAR O CAO, DURANTE 1 ANO DEPOIS O CSP DURANTE 1ANO E SER CORONEL DA INSTITUIÇÃO. AI SIM ESTÁ CAPACITADO PARA SEGURANÇA PUBLICA ESTADUAL. FAÇAM UM LEVANTAMENTO ANTES E DEPOIS DA SDS SOBRE TODOS OS TIPOS DE CRIMES E COSTATEM O AUMENTO. ESSA É MINHA HUMILDE OPINIÃO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esses três anos perdidos na academia, foi a causa do caos que se encontra a PMPE, marcar passo, sim senhor e não senhor e o profissionalismo inexistente, quando o governador perceber que não precisamos de patentes acima de Capitão, aí sim a policia terá um rumo certo. sem contar com o dinheiro jogado fora, gasto com coronéis reformados que não sabem de nada e continuam mamando na teta do estado.

      Excluir
  10. Gostaria se saber o que aconteceu com o PJES do 2ºBPM - Nazaré da Mata, do mê de Outubro foi o unico no Estado que os policiais trabalharam e não receberam, e ninguém explica nada, apenas que foi problema, vai ficar assim mesmo, ninguém vai resolver nada, garanto que os Oficiais e o pessoal do GATI receberam. Pedimos urgência pois afinal trabalhamos queremos receber.Providência Já.

    ResponderExcluir
  11. a gratificação do gati é de rosca é, ate agora dinheiro que é bom nada, só cobrança.

    ResponderExcluir
  12. O secretário da SDS/PE, é muito incompetente ele não é responsavel nem por ele mesmo imagina por mais de 25 mil profissionais de segurança na linha de frente no cambate ao crime no estado que cada dia almenta. Ele só quer saber de muneros, parece, que ele é secretário de instituição finaceira, segurança pública si trata de fatos e fatos reais e não números que ninguém é banco. Senhor governador vomos volorizar o profissional de segurança ( POLICIAL ), este sim é quém merece ser valorisado e bem remunerado.

    ResponderExcluir